24 novembro 2023

Dos registos de viagem

Tenho algures, cá por casa, umas pequenas folhas de papel que constituem uma espécie de crónica de viagem em formato interrail. Datam, talvez, de 1982. Infelizmente perdi-lhes o rasto, mas, mais do que saber o que lá está em detalhe, sei o tipo de informações que lá está: sensações, descrições, opiniões, principais actividades durante os dias. Para além de saber onde estava no dia X, sei o que achava sobre o sítio onde estava no dia X. São folhinhas curtas, pequenas, quase telegráficas. Mas revelam opiniões, nomeadamente que Munique não me entusiasmou. 

Há uns meses, o JdC almoçou comigo. Falámos de viagens de passado, de histórias, e ele cedeu-me a sua crónica de viagem sobre a nossa ida (juntamente com o fq) a Nova Iorque, em Agosto de 1981. Não me lembro de alguma vez ter visto este relato de uma viagem, pelo que não fui influenciado pelo estilo.

A crónica de JdC, escrita numa caligrafia que se manteve igual ao longo de décadas, refere-se a uma estadia de 16 dias (não me lembrava de ter sido tão longa - 24 de Agosto a 8 de Setembro) e ocupa o equivalente a uma página A4. Reproduzo o que se refere ao dia 25 de Agosto para ilustrar o argumento:

- Mudança para o YMCA (quarto 1107 - 10 dólares por noite)
- Pequeno almoço no Squires
- Almoço no McDonald's
- Passeio e visita ao Macy's
- Jantar na Cabana Carioca. 

As outras 15 entradas são basicamente iguais. Há uma referência com um teor diferente, mas que não foge do registo informação, ambas do dia 4 de Setembro.:

- Almoço no Right Bank (onde já tínhamos ido mais vezes) a menina já diz Hey.
- João meteu conversa com uma sueca.

Podemos ler o meu registo de viagem e o registo de viagem do JdC. Tínhamos basicamente a mesma idade quando escrevemos as nossas crónicas, pelo que não há a influência da escola da vida, e não tínhamos experiência de escrita para desenvolver um estilo próprio. Não sei se há diferença na forma como ambos olhámos para o Central Park, para o Rockefeller Center ou para o MOMA. Talvez a diferença seja na forma como nos referimos àquilo que vimos. Ou talvez não, sei lá eu...

JdB 

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue