25 abril 2010

Domingo .... Se fores à Missa!

Evangelho segundo S. João 10,27-30.
«As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me.
Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão.
O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai.
Eu e o Pai somos Um.
»


O Evangelho de hoje, parco em palavras, é rico em conteúdo. Toca-me especialmente a primeira frase: "As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu conheço-as e elas seguem-me". É esta a mensagem do bom pastor.

Trazendo esta ideia para a n/ realidade, é bem verdade que qualquer pastor conhece as suas ovelhas uma a uma, apesar de nós, leigos em matéria ovina, acharmos que são todas iguaizinhas. O pastor (o Pai) leva as ovelhas (nós) para um grande campo (o palco da n/ vida) às vezes verdejantes (horas de alegria), às vezes seco e árido (horas de tristeza) e deixa-as pastar livremente (n/ livre arbítrio); tem como auxiliar um cão pastor (o n/ director espiritual), mas acima de tudo tem todo o empenho e toda a dedicação (o amor do Pai por cada um de nós) naquelas ovelhas que são, afinal, o sustento da sua vida.

Não sei se se passa o mesmo convosco, mas para mim é importante saber que o Pai me conhece como ninguém. Ele conhece cada um de nós de ginjeira, não tenho dúvidas. Com Ele não tenho de fingir, não tento ser aquilo que não sou, não tenho de sorrir quando choro por dentro, não tento sequer aparentar virtudes que não tenho, nem valeria a pena ! Ele que tudo sabe. Posso ir direita ao assunto, expôr os factos, descrever o que sinto, em determinada situação e sei que Ele entende exactamente aquilo que estou a tentar dizer .... não há mal-entendidos, não há más interpretações. É como se fosse assim, a cara-metade, a alma gémea, aquela pessoa com quem não é preciso trocar palavras, sequer. E, nesse diálogo, que parece mudo sem o ser, encontro a minha segurança como pessoa, como mulher e como católica.

Domingo se fores à Missa .... deixa-te embalar pela voz do Pai.

MAF

3 comentários:

Anónimo disse...

Tinha saudades suas, Maf. Sem a conhecer, gosto muito do que escreve e como sente. Adorei o seu comentário ao Evangelho de hoje. Identifico-me muito com ele. Venha mais vezes ... pcp

Anónimo disse...

Maf,
Seja bem aparecida!
Verdadeiro, o seu comentário sobre o "Bom Pastor".Gostei especialmente da parte final.
fq

maf disse...

pcp, fq, obrigada pelos vossos comentários e palavras simpáticas. Voltarei, sim, aos Domingos, de 15 em 15 dias, com esta rúbrica
"Domingo .... Se fores à Missa !"
Bom domingo
maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue