13 abril 2010

John. Paul. George. Ringo.

Passou no outro dia por mim um miúdo que não teria mais de dez anos. Vinha a cantar o ‘Yellow Submarine’, dos Beatles. É por isso que digo cada vez com mais convicção:

Os Beatles são a maior banda de sempre.

Para mim são também a melhor, mas alguns não concordam porque gostos não se discutem, e o que eu gosto é diferente do que tu gostas, e não me podes obrigar a ouvir o mesmo que tu ouves, e blá blá blá, todas as frases com pretensões a politicamente correcto que muitas pessoas dizem com um ar arreliado e indignado, porque não se podem questionar gostos alheios, dizem elas.

Voltando ao miúdo. É espantoso ver alguém cantar uma música de um CD que é trinta anos mais velho do que ele, de uma banda que provavelmente não conhece, mas que ouviu em algum lado e cuja música ficou no ouvido.

E isto só acontece com os Beatles, porque nenhuma criança cantarola o ‘Satisfaction’ dos Rolling Stones, ou assobia o solo de guitarra do ‘Shine On You Crazy Diamond’ dos Pink Floyd. E são também grandes bandas e grandes músicas. Mas só os Beatles conseguem pôr músicas na cabeça de alguém, sem essa pessoa saber quem canta ou onde a ouviu. E isto torna-os a maior banda de sempre. Não é por serem dos artistas mais ricos e famosos de sempre, por terem vendido uma enormidade de CD’s, por terem feito história em termos de tempo de permanência nas tabelas. É só por isto.

E esta minha opinião é bastante recente. Porque, até me ter começado a interessar realmente por todos os CD’s que editaram, era só mais um miúdo a assobiar o ‘Yellow Submarine’.

É sempre difícil escolher poucas músicas dos Beatles para sugerir às pessoas; é conforme os dias que escolho as músicas deles de que mais gosto. Abaixo estão duas que, à hora a que escrevia este texto, eram as que me apetecia ouvir.

PS: Só mais uma coisa: há músicas e álbuns que são feitos à frente do seu tempo. O ‘Helter Skelter’ e o ‘Tomorrow Never Knows’ são claros exemplos disso. Foram feitas na década de 60, mas podiam perfeitamente ser um single editado na semana passada por uma banda recente. Não pus essas músicas na lista porque não são as mais imediatas deles, mas aconselho vivamente a que se oiçam.


SdB (III)

10 comentários:

Anónimo disse...

SdB (III), concordo completamente consigo. Não porque os adore, porque não adoro, mas porque se conseguem pôr pessoas a assobiar e a entoar as suas canções 30 anos depois de se terem dissolvido, isso quer dizer qualquer coisa. Por isso, porque inovaram em relação ao seu tempo, porque conseguiram transmitir ritmo, alegria, e letras muito bem construídas e excelentes para cantar, e por outras coisas que pessoas mais versadas nos Beatles lhe poderão dizer, são de facto uma das Mega Bandas deste mundo. Se calhar são o Picasso do mundo da música, sei lá eu ... Obrigada por tê-los referido. pcp
PS: estou a ler o White Tiger do Aravind Adiga (Booker Prize de 2008) e descobri o que Munna quer dizer em hindi: rapaz, boy. Achei giro dizer-lho.

Ana LA disse...

Boa chamada.No outro dia discutia com alguém, que se considera um apreciador iluminado informado e eclético, sobre o que seria realmente boa música. Claro que não chegámos a acordo, mas a minha tese é sempre a da intemporalidade - é por isso que o crianço assobia a música que, provavelmente, embalou o avô e a avó em festas das suas adolescências.

Anónimo disse...

Os Beatles, como banda, não podiam se piores; como compositores eram simplesmente geniais. SdB(I)

Segismundo disse...

pcp:

De facto não fazia a menor ideia que a minha alcunha tinha qualquer significado em hindi. Confesso que nunca tentei investigar. Mas até vem a propósito... Obrigado!

Ana LA:

Também tenho essa opinião. Daqui a 100 anos, as pessoas vão continuar a ouvir Beatles, e as músicas vão continuar a ser a definição do que deveria ser uma boa canção Pop. Ao contrário de 99% da música que se fez depois de metade do século XX.

Anónimo disse...

99% parece-me exagerado... mas é verdade que as melhores músicas pop, soul, rock, country ... música dita não erudita, datam pre-80's... parece-me... pcp

Anónimo disse...

The Canon EOS 5D Mark II is $2,499 for body only or $3,299 with a 24'105mm lens. Make a list of your requirements, and then choose the right model for yourself. Well Canon, hate to say it, but most amateurs don't like to haul
around an external flash unit.

my web site: canon 6d

Anónimo disse...

The touch screen automatically gets turned off if you do not use the device for a specified period.
All the daily soap operas and movies can be seen on it with utmost perfection because
it present videos with the frequency of 720p, having resolution power as 2048x1536 pixels.
99 for a 5 GB limit, and 5 cents for every additional MB that is
used.

my web-site ... samsung galaxy s3

Anónimo disse...

Samsung mobiles in India have captured the entire mobile market by releasing stunning handsets.
This battery really surprised me with how much work I could
get done in a single day. The i - Phone's retina display is stunning: its ultra-thin, feather-light design and world class build quality are unequalled, and its excellent camera and software upgrade to i - OS 6 make the i - Phone 5 a top pick for 2012.

Feel free to surf to my blog: samsung galaxy note

Anónimo disse...

Demand is strong and expected to increase over the coming year.
If you wish to answer a quick question, again, use your Smartphone to go online
and search for that quick answer. Navigation is the most important
change brought about by smartphones.

Also visit my website: galaxy s4

Anónimo disse...

The hot stuff COOLPIX S9100 can capture as much as your memorable images.
Of course, choosing a camera body doesn't lock you into only using lenses by that manufacturer, as there are several good third-party lens makers producing quality lenses for both Canon and Nikon cameras. The portal has been packaged with all these lenses and is an effort towards making it a single stop shop for photographers looking for Nikon camera lenses.

Here is my page nikon d7100

Acerca de mim

Arquivo do blogue