01 maio 2010

Pensamentos muito pensados

Tenho acompanhado com alguma curiosidade e interesse as manifestações exteriores de religiosidade dos toureiros, em Espanha.
Normalmente começa tudo no quarto do hotel onde se vão vestir; é montado um "altar" cheio de imagens de Nossa Senhora e de Jesus Cristo; quando chega a altura de se recolherem em oração, benzem-se, mal, pois em vez de desenharem uma cruz, desenham um T invertido.
Alguns toureiros benzem-se duas vezes, outros três; fico sem perceber por que não são 5 ou 7; em seguida levam o polegar à boca e fico sem saber se chupam o dedo ou roem a unha.
Quando chegam à praça de touros, alguns benzem-se ao sair do carro. Em seguida, quando há capela, recolhem-se em oração e repetem o ritual de se benzerem mal.
Antes do "paseo", já vi 2 ou 3 toureiros que batem na trincheira (knock on wood) e tornam a benzer-se mal; também escravam a arena, não me parecendo que seja para ver o estado do terreno, antes me dá a ideia de que desenham uma cruz.
Quando começa o "paseo" todos se benzem, e dá para ver que o capote de "paseo" tem bordado Nossa Senhora ou Jesus Cristo. Nos dois primeiros tercios nada de assinalável em termos de religiosidade.
Quando chega a ltura do tercio de muleta, se a faena é dedicada a alguém que morreu, o matador olha para cima (lá em cima, que eu saiba, está o tiroliroliro) e, segundo aprendi, Deus está em toda a parte, seja no capote (defesa) seja nos cornos do toiro (ataque).
Depois o matador atira a "montera" para trás das costas, e se calhar ficar a boca para cima há logo um murmúrio na praça pois parece que dá azar; no entanto, com a boca para cima, dá para ver que algumas "monteras" têm, no interior, uma imagem de Nossa Senhora ou Jesus Cristo.
Já antes de começar o tercio tinham bebido água por um copo que, julgo, tem uma imagem pois beijam o copo.
A gravata tem um alfinete com medalhas e, presumo, que por baixo da camisa têm um fio com medalhas.
Posto isto, é lógico perguntar: serão os toureiros religiosos? Acho que não; os toureiros são, na maior parte, supersticiosos.
Se não estiver certo, que Deus e os toureiros me perdoem.

PS- os futebolistas benzem-se e comem relva.

SdB (I)

2 comentários:

Anónimo disse...

SdB(I), permita-me discordar. Acho que os toureiros são religiosos ...à maneira deles. Nâo de uma forma tradicional, mas à maneira deles, misturando algumas superstições e crenças ... que também já devem ter algo de cultural. Como se fosse uma simbologia de "pertença" a um clube (o dos toureiros). Penso que a protecção que eles pedem à Virgem e a Cristo, para além dos sinais da cruz (mal feitos), são fortes suficientes para que eu acredite que eles têm a "sua" religiosidade. E é bom que tenham mesmo: não são os gatos pretos, amuletos e cânticos ao sol (ou equivalente) que os podem proteger de um combate de vida ou de morte. Gostei da sua descrição. Eu que detesto touradas. Obrigada. pcp

arit netoj disse...

Gostei imenso Muna, é mesmo assim a superstição!
É uma religiosidade muito primária, defensiva. Cada um vive a religião à sua medida e é bom saber que é suficientemente lata para servir a todos.
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue