16 maio 2011

Moleskine

Blogue. Com excepção dos invisuais - ou dos muito distraídos - todos terão percebido que o Adeus, até ao meu regresso mudou de cara. É uma experiência que perseguia há algum tempo. Agora, com uma fundamental ajuda estética, decidi-me. Está diferente, mais largo - como eu queria - mas não sei se melhor, sobretudo do ponto da leitura. Quem quiser / puder que se pronuncie, mesmo que seja para dizer é das coisas mais feias que tenho visto desde a descoberta do fogo... Queria ainda fazer a experiência de postar fotografias e vídeos a toda a largura do ecrã, mas não sei se consigo. Agradece-se ajuda.

CU. A vida e as opções atiraram-me para o campo dos infortúnios e insucessos. Sou monárquico (ainda que vagamente, dirão alguns....) num tempo em que as casas reais - reinantes ou pretendentes - nem sempre dão boa conta do recado; sou católico, uma religião tantas vezes criticada, por motivos tanto acertados como disparatados; sou sportinguista, numa época em que um 3º lugar é um suspiro de alívio; por fim, mas não menos despiciendo, sentia-me relativamente baixote no meu 1,86m - afinal, era o mais baixo de três irmãos. Mantenho-me fiel no que diz respeito a política, igreja e futebol - porque é com cruzes destas que se ganha o Céu. Não me conformava com o nanismo fraternal até que fui fazer o CU. Percebi, nesse instante de rara felicidade feita de simplex socialista, que me tinham acrescentado três centímetros à altura. Num momento em que nos tiram tudo, apraz-me registar esta oferta. Sinto-me maior porque o sistema (essa tentacularidade anónima) me diz que o estou - alguém sabe a quem devo agradecer?

Futebol. Sigo pouco, interesso-me pouco, sei pouquíssmo. Não tendo um ódio visceral aos nossos amigos espanhóis, facilmente defenderia o Real Madrid numa contenda contra outro clube. Agora, desde que lá está o Mourinho, já não sei - de facto, já não sei. Confesso que nunca lhe vi um sorriso, oiço-o sempre aos gritos numa maledicência ou crítica, acusando velada ou ostensivamente, exibindo uma vaidade e um mau perder pouco estéticos. Dizem-me que é marketing, pois ele não é tão mau. Há quem opine ser ele um sociopata. Eu, assim como assim, penso no Vargas Llosa, no texto que citei a semana passada, e tudo me diz que ele precisará de um regulador intestinal. A bem dizer, quero lá saber se o homem é o melhor ou não. O Mourinho é verdadeiramente execrável - será que tem uma tripa preguiçosa?

JdB

10 comentários:

Luísa A. disse...

João:
1. Blogue: gosto. A largura da linha facilita muito a leitura, como se abrisse os horizontes de uma paisagem. A livralhada em pano de fundo podia, sim, ser substituída por fotografias. «Pessoalizaria» o conjunto com enorme vantagem, estou absolutamente certa. :-)
2. CU, CU… Estou com uma «branca» no que respeita à decifração da sigla. Mas é verdade que, no Bilhete de Identidade, também estavam sempre a roubar-me ou a oferecer-me centímetros. Parabéns pelo «crescimento»! ;-D
3. Também me inclino para a sua tese, João. Cheguei a admitir a hipótese alternativa da insónia, mas julgo que esta afecta, mais do que a disposição, o dinamismo. Já o «tormento» de que falamos amargura muitíssimo o moral, com efeitos sensíveis na acidez do trato. ;-)

Anónimo disse...

JdB, muito giro! Gosto imenso do novo visual e das prateleiras de livros a enquadrar os textos. Até talvez lhes desse mais 1 cm de cada lado... está uma moldura um pouco estreita, talvez, para a largura do texto. Mas isso são esquisitices minhas, não ligue. Bjs. pcp

Anónimo disse...

Está muito melhor!
Abr
fq

Anónimo disse...

Está óptimo, JdB. Obrigada por me ter "ouvido". Bjs. pcp

Maf disse...

1) Blogue : acho muito melhor, mais fácil de ler. Boa João !
2) CU - que eu saiba o Cartão Único, vulgo CU, foi rebaptizado para CC - Cartão do Cidadão - desde que alguém lançou a deixa "O Sócrates já tem CU" e "Vejam o CU do Sócrates" :-) :-)
3) Futebol - que é isso?? (~_º)
Boa semana para todos !
Maf

arit netoj disse...

Está tão bem! Já nem me lembro como era antes... E não gosto muito de mudanças.
Só me irrita a estante impessoal. Gostava de olhar para os livros e vê-lo lá retratado. Uma biblioteca diz-nos tanto sobre uma pessoa... (Onde é que eu já li isto?)
Beijinhos agradecidos pelo toque inovador

Anónimo disse...

Cada vez melhor! Estes centímetros nas estantes estão cada vez conseguidos. Está mesmo giro! pcp

marialemos disse...

Está muito agradável o seu espaço JdB.
Uma biblioteca! Não haverá talvez melhor sítio para se ler...
Obrigada.

ana la disse...

também gosto. Bom trabalho

Ana Vidal disse...

Gosto muito do new look intelectual, vizinho. Não me pronuncio quanto ao CU porque não resistiria a comentar a sua comprometedora confissão de que foi um "instante de rara felicidade", e não sei onde isto iria parar... lol
Last but not the least: tenho saudades de uma converseta, já agora. Que tal combinarmos qualquer coisa? Beijos e até ao meu regresso (ou ao seu)

Acerca de mim

Arquivo do blogue