Entramos num pequeno café com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:
- "Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos."
Eles pagaram a sua conta, pegaram em dois e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me pergunto qual é o significado dos "suspensos" eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas que parece um mendigo chega na porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"
Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e em alguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também uma sandes ou refeição inteira.
Partilhem no sentido de divulgar esta ideia.
4 comentários:
Que espectáculo de tradição. Se pegar cá em Portugal, aderirei seguramente. Obrigada pela partilha. Bjs. pcp
Olá, recebi esta historia hoje por um mail de uma amiga... Adorei e prendeu me mesmo!!
Gostava de saber mais informações sobre estes cafes suspensos... será que me podem ajudar?
se calhar deixo aqui o meu mail: xicaonofre@hotmail.com
beijinhos e obrigada
Francisca
(espreitei o blog e gostei muito, vou voltar!)
Bom dia, Francisca, aquilo que sei sobre esta iniciativa é exactamente o texto vem no blog e q. está a circular entre amigos. Não sei onde nasceu a ideia, mas a intenção é aproveitar para a espalhar maximamente e levar a todo o país, contagiando todos os q. puderem deste bom hábito de pagar um café extra, para reverter a favor de alguém q. não tenha dinheiro para o pagar. Infelizmente, há cada vez mais gente em situação difícil. Bjs, esperando ter ajudado alguma coisa, Maria Zarco
Enviar um comentário