16 março 2014

II Domingo da Quaresma

EVANGELHO Mt 17, 1-9

Naquele tempo,
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão
e levou-os, em particular, a um alto monte
e transfigurou-Se diante deles:
o seu rosto ficou resplandecente como o sol
e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.
Pedro disse a Jesus:
«Senhor, como é bom estarmos aqui!
Se quiseres, farei aqui três tendas:
uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Ainda ele falava,
quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra
e da nuvem uma voz dizia:
«Este é o meu Filho muito amado,
no qual pus toda a minha complacência.
Escutai-O».
Ao ouvirem estas palavras,
os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito.
Então Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse:
«Levantai-vos e não temais».
Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.
Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem:
«Não conteis a ninguém esta visão,
até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».


***


A Transfiguração

Nesta passagem do Evangelho de Mateus, o que nos é significado por esta subida ao monte é que, com Jesus, nós podemos elevar-nos e muito. Na intimidade com Jesus, nós vamos o mais alto que podemos ir, mais alto que o próprio monte Tabor onde Jesus se transfigurou. A elevação com Jesus não é apenas nem sobretudo uma questão de geografia: Jesus leva-nos onde está Deus! Santo Agostinho, que nasceu no século IV, dizia que Jesus, presente no mais íntimo da minha intimidade, está mais alto que a minha maior elevação. E é aí, ao mais íntimo de nós mesmos, que Jesus nos conduz num movimento ascendente; é aí, no mais íntimo de nós mesmos, que encontramos Deus, a verdade absoluta que Jesus nos eleva.


D. Manuel Clemente (2013), O evangelho e a vida. Cascais: Lucerna, 60

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma amiga deixou-me no meu e-mail, e lembrei-me de si.

http://www.vatican.va/auguri-francesco/pont_2014/po/index.html#37/z

abraço,
a.

JdB disse...

Obrigado. Por isto, pela visita e pelos seus valiosos comentários.

Acerca de mim

Arquivo do blogue