24 outubro 2009

É Hora Homens


“Passei a beijar os meus amigos”, “é bom beijar homens”, foram mais ou menos palavras de Lobo Antunes, que ressuscitaram o pensamento que tivera poucos dias antes, nem sei a troco de quê, e que voara. As coisas que se esquecem. Mas calhou, Lobo Antunes tirou-me dos fundilhos o que pensara: nesta coisa de as mulheres se beijarem, dos homens e das mulheres se beijarem, de nos cumprimentarmos com beijos, de pais beijarem filhos, os filhos os pais, os tios e os sobrinhos, os avós, os netos, sempre aos beijos... e eles não. Os amigos não, os irmãos também não. Os homens não dão beijos uns aos outros. Pelam-se por beijos, mas não dão. Impõem-lhes rejeitar os beijos masculinos, porquê?

DaLheGas

12 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito do artigo a que talvez se refira, dado à estmpa no jornal 'público', de ontem. a alexandra lucas coelho é uma jornalista notável. o entrevistado (ainda que não saiba bem se 'aquilo' é bem uma entrevista..) não o é menos, no seu estilo muito particular. reparei nesse pormenor. mas gostei ainda mais de quando se imiscui na conversa a memória da editora e amiga tereza coelho, recentemente desaparecida, e a presença do marido desta última (um jornalista e escritor da nossa praça, dos nossos dias, do nosso bairro - Rui Cardoso Martins):

'- eu beijo aquele homem.' (sic). diz-nos o António, a propósito do Rui.

a beleza surge sempre ao virar a esquina mais improvável.

flores,

gi.

DaLheGas disse...

não, ouvi um excerto da entrevista da Dite de Sousa no youtube. vou ver essa da ALC. nunca li Lobo Antunes... não calhou.

Anónimo disse...

nem eu!
..
suplemento ípsilon, de ontem - vale a pena ler o artigo/entrevista..

flores,

gi.

Anónimo disse...

Sim, porque não? É tudo uma questão cultural... na Índia (e segundo ouvi dizer em alguns países islâmicos) os homens também andam de mão dada. Sem conotações nenhumas. Na Rússia, na TV, também se vêm homens a cumprimentar-se com beijos (4, se não me engano). Não tenho nada contra ... obrigada. pcp

Anónimo disse...

coisas da velha europa pcp.
obrigada gi.
boa semana!
DaLhe

mike disse...

Gostei deste post. Apesar de não beijar, nem tencionar passar a beijar, homens. Abro 2 excepções: o meu irmão e o meu filho mais velho (o mais novo ainda não é um homem, mas quando for as excepções passam a 3).
Bom post.

Anónimo disse...

Boa Mike! mas primeiro mande uns mails a avisar a rapaziada :)

cris disse...

Pelos menos que eu saiba, em Itália, França e Espanha, os homens sempre beijaram os seus familiares, isto é Pai, Tios, Avós, Irmãos etc.
Em Portugal antes do 25 de Abril, os meus irmãos quando o faziam, eram olhados de lado.

Com o decorrer dos tempos e como os portugueses já viajam mais, hoje já se vêem mais os familiares beijarem-se em público.

Na minha opinião a maldade está nos olhos de quem a vê.

Homens, beijem-se mais, qual é o mal de dar um beijo a um grande amigo?

DaLheGas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DaLheGas disse...

e os meus rapazes: o grande: "não dou a beijos a putos", "ele é porco e tem unhas grandes". o mais pequeno: "não dou, ele está-me sempre a chatear" ehehehe

Anónimo disse...

Vamos eestabelecer uma festa de beijos, uma grande "beijoada"!

DaLheGas disse...

nã-nã, depois menina não entra, e eu também quero ir

Acerca de mim

Arquivo do blogue