13 novembro 2010

Pensamentos impensados

Resposta à pergunta da semana anterior
Os Estados Unidos da América compõe-de 50 estados um dos quais se chama Washington, cuja capital é Olympia.
(agradeço a ML a colaboração; já aprendeu os meus truques).

Equilibrar compõe-se de equi (igual) e libra (balança) pelo que dizer os pratos da balança estão equilibrados afigura-se-me um pleonasmo. Basta dizer os pratos da balança estão equi.

É possivel haver alguém que se saiba quem é o pai e não se saiba quem é a mãe? É. Adão era filho de mãe incógnita.

As médicos não passam receitas; passam despesas.

O fadista Alfredo Marceneiro fazia lavagem de dinheiro
Pois é. Todas as notas que ganhava eram por ele lavadas, penduradas na corda da roupa e, quando estavam secas, punha-lhes água de colónia.

Fala-se muito na retoma; não sei o que é.
Bordalo Pinheiro criou uma figura que usa os dois braços para sublinhar TOMA.
Quantos braços serão precisos para a retoma?

Já alguém reparou nos anglicismos que estão no fado e no folclore português?
Licor Bailey - Bailaste, bailaste, bailaste, bailei.
Monday (2ª feira) - Mandei a saudade embora.
Ice (gelo) - Ai se os meus olhos falassem...
I (eu) - Ai Mouraria...

Pergunta da semana
Antes de se chamarem Amadora e Montijo, como se chamavam estas cidades.

SdB (I)

3 comentários:

Maf disse...

A Amadora chamava-se Porcalhota :-). Em boa hora lhe mudarem o nome.
Montijo, acho que era Aldeia Galega ou coisa do género.

Anónimo disse...

Os anglicismos têm muita graça! Obrigada SdB(I).

Anónimo disse...

Pois era mesmo Maf: vou ali à Porcalhota e venho já:)
ML

Acerca de mim

Arquivo do blogue