23 janeiro 2011

Domingo …… Se Fores à Missa !

Toda a nossa existência, como Cristãos, assenta no princípio universal e supremo que é o Amor. Aqui no Adeus, o amor, tem sido tema, palavra, expressão, adjectivo, substantivo usado e abusado por todos os bloguistas. Seja o amor a Deus, seja o amor fraternal, o amor à pátria, o amor aos filhos, o amor romântico, o amor-amizade, o narcisista, o desinteressado, o amor próprio, o firme ….. Mas existe uma palavra que precede o amor e sem a qual o amor não entra em nós: e essa palavra é SIM. Se não dermos o nosso sim ao amor, a Cristo, à família, à sociedade, aos amigos, ao trabalho, aos estudos, nada acontecerá nas nossas vidas.

A vida de Cristo está recheada de SIMs . A sua Mãe deu o sim a Deus, ao conceber Cristo através do Espírito Santo; Cristo deu o sim a Deus, Seu Pai, ao tornar-se homem, ao morrer na cruz, ao aceitar tudo quanto lhe estava reservado; os apóstolos deram o seu sim a Cristo, conforme relata o Evangelho de hoje, largaram tudo e seguiram-no.

Também, a nós, ao longo das nossas vidas, nos são pedidos muitos sins. Quantos damos ? Estamos, realmente, preparados para dar o sim ? E dando-o, estamos realmente preparados para mantê-lo? O casamento, para resultar, requer um sim constante ao outro. A vida em Cristo, para ser verdadeira, requer um sim constante ao Pai. A vida profissional, a vida de estudante, a vida em família. Em todas as nossas vertentes, a espinha dorsal é sempre a mesma : darmos o nosso SIM . E, no entanto, quão difícil é dar esse sim. Muitas vezes dou comigo a dizer NIM , nem sim nem não, a não querer me comprometer, a olhar para o lado e assobiar, a lavar as mãos como Pilatos. Somos humanos, é natural ! Mas não devemos desistir. Cristo pede o meu sim constantemente …. será que lho dou na mesma medida ?

Domingo, Se Fores à Missa ……. Dá o teu Sim !

Maf


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Palavra da salvação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Belo comentário, maf. E totalmente verdadeiro, ainda que dificílimo de seguir constantemente. Mas o que interessa é o foco, é focar no sim... quando temos um foco, naturalmente, os nossos esforços concentram-se nele. E a propósito de sim's, deixe-me dizer-lhe que existe um pacote de açucar, daqueles amarelos (Sical?), que nos dão nos cafés quando pedimos um - seguramente que já os viu - e que tem um frase do Pedro Tamen, poeta e intelectual da nossa praça, e que reza assim: "O Amor é um Sim continuado". Não podia concordar mais! Obrigada por mais um comentário inspirado. pcp

Anónimo disse...

MAF, toca no ponto! Excelente.
fq

maf disse...

pcp, vou estar atenta a esses pacotinhos de café. E vou "googlar" esse poeta, que não conheço.
fq, obrigada. bj

Acerca de mim

Arquivo do blogue