29 janeiro 2011

Ecologia solidária

Ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome com cápsulas de café Nespresso

Como sabem, a Nespresso está a desenvolver com os Bancos Alimentares uma iniciativa de responsabilidade ambiental e social que pretende reutilizar a maior quantidade possivel de borra de café resultante da reciclagem e produzir a maior quantidade possível de arroz para o Banco Alimentar. Esta iniciativa não está limitada no tempo. Para 2011 foi estabelecido o objectivo de produzir 50 toneladas de arroz: quanto mais os utilizadores de Nespresso reciclarem mais arroz é produzido para os BAs, uma vez que por cada 100 cápsulas recicladas a Nespresso doa 1,5 kg de arroz à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

Foi instalado no BA de Lisboa um contentor onde podem ser depositadas as cápsulas usadas. Existem ainda mais de 200 pontos de recolha em Portugal Continental e Ilhas. A listagem actualizada pode ser consultada em www.ecolaboration.com

Isabel Jonet (retirado daqui, enviado por mão amiga)

1 comentário:

marialemos disse...

Parece de facto uma louvável iniciativa de responsabilidade ambiental e social que poderá fazer lembrar a prática de responsabilidade social da Delta Cafés, fundada em 1961 pelo comendador Rui Nabeiro. A Delta Cafés é um reconhecido ‘case study’ internacional de Responsabilidade Social Empresarial - já em 2004 G. Rebelo Pinto afirmava num estudo publicado pelo Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA) «Campo Maior, vila do interior alentejano onde quase 70% da população depende dos Cafés Delta, Rui Nabeiro, fundador e proprietário, recusou várias propostas de compra de multinacionais do sector, alegando que não suportaria ver morrer a sua terra, na sequência de uma provável deslocalização da produção para uma zona mais acessível, perto do mar e dos centros de consumo.»
Também sei que fez questão em comprar a Timor, não só pela qualidade da matéria prima, como pela possibilidade de ajudar a economia de Timor.
Valerá a pena olhar para
http://www.planetadelta.pt/#/por/planeta-delta/mundo-delta
http://www.planetadelta.pt/#/por/delta-interactivo/qatch/qatch-intro
em
http://www.delta-cafes.pt/Default.aspx.
Só gostaria (como Alentejana que sou e habituada a dizer o que acho que deve ser dito) de fazer um pequeno comentário e que é o seguinte:
- Então nós temos que beber 100 cafezinhos Nespresso para o Banco Alimentar ter direito a 1,5kg de arroz? E ainda por cima para poder doar 50 toneladas de arroz “Para 2011 foi estabelecido o objectivo de produzir 50 toneladas de arroz” a Nespresso deve vender 3 333 333.33 cápsulas, se as contas não me falham (isto a partir de alguns zeros já começa a descambar) ou seja uns meros 3 milhões e picos de cafezinhos. Grande negócio! Bem, fico-me por aqui que já são horas da janta…

Acerca de mim

Arquivo do blogue