25 janeiro 2011

Reflexões Presidenciais

É sabido que para se ser um bloguista respeitado e merecedor de crédito é preciso escrever, pelo menos, um post sobre um tema relevante, importante e actual. Não basta só elaborar histórias mais ou menos interessantes sobre personagens inventados. E o tema que escolhi para aumentar a minha cotação na blogosfera foi o das eleições de Domingo passado.

Não vou comentar a taxa de abstenção, porque é sabido que entre uma sande mista aparada e cortada em triângulos e o voto, 53,37% dos portugueses escolhem a primeira opção. Vou apenas tentar avançar quatro hipóteses para 4,5% da população terem decidido votar nesse vulto que é José Manuel Coelho:

1. Diz-se que o Rui Veloso é o Eric Clapton português e que Aveiro é a Veneza da Península Ibérica. Gostamos muito de ter um equivalente nacional aos ex-libris de fora. Nas últimas eleições brasileiras o candidato que fez mais furor apresentava-se com o nome de Palhaço Tiririca. Portugal não quis ficar atrás, e imediatamente deram a JMC a alcunha de 'o Tiririca da Madeira'.

2. O tempo de antena do candidato era feito em Windows Movie Maker, mostrando desse modo a grande preocupação do candidato pela a educação. Porque esse software é ensinado nas disciplinas de ITI e, assim, deu uma oportunidade aos alunos do 10º de mostrarem em horário nobre o que aprendem na escola.

3. Nesse tempo de antena, JMC dizia que ia dedicar o seu mandato a combater os tiranites. Os portugueses ficaram curiosos. O que serão estes tiranites? Uma ave selvagem? Uma planta? Uma espécie de borbulha que cresce nas costas? Com esta pergunta deixada no ar, JMC garantiu o voto dos mais curiosos!

4. Fala-se muito no voto útil. Mesmo que não seja a nossa primeira escolha, temos de votar em pessoa tal para não ganhar fulano tal. JMC, com a sua candidatura, criou um novo movimento: o voto divertido. Pode não ser a primeira escolha, mas pelo menos é o candidato mais engraçado.

Espero que estes comentários acutilantes e perspicazes me dêem, finalmente, a credibilidade que teimava em fugir.

SdB (III)

1 comentário:

Ana LA disse...

Bom dia SdB III.
Sempre na onda da observação desestruturante. Validou o podium.

Confesso que me fiquei na sande aparada e que nem a tiranites do Sr. Coelho me convenceram. No entanto, e apesar de fazer parte do maior partido português, reconheço que há malta que gosta de quem tem ideias, coragem para destabilizar os status quo, nem que seja á custa de parvoices e disparates. É por isso que houve gente que votou no Sr. Coelho, foi por isso que votei no Miguel Esteves Cardoso (há anos...). Digo eu, sei lá.

Acerca de mim

Arquivo do blogue