17 outubro 2012

Ponto de Vírgula

Apetece-me falar de torradas. (...)

Se calhar porque torradas me lembram lareira e lareira fins-de-semana sentada quase dentro dela ou deitada num sofá com uma manta por cima e o nariz e os olhos de fora, para ler um livro.

(...) As torradas são, de facto, muito importantes. As das pastelarias, em pão de forma, são especiais. Cortadas em "palitos" finos, com muita manteiga. A do meio é a melhor, para quem não gosta de côdeas. Tenho uma amiga que diz que dar a fatia do meio da torrada a outra pessoa é a maior prova de amizade. E eu acredito e até acho que em vez de rosas se deviam embrulhar fatias do meio da torrada e dá-Ias a quem quiséssemos aquecer o coração. Eu sei a quem é que dava uma agora.

As torradas são intelectuais, o que é que julgam? Simbolizam, por exemplo, melhor do que muita coisa, o que é a educação. Colocadas num pequeno espaço entre duas grelhas que deitam calor, um lado pode ficar mais torrado do que o outro, como uma filha se pode parecer mais com a mãe do que com o pai, ou vice-versa. O segredo de fazer torradas é o tempo e a intensidade a que o pão é sujeito a essas influências. As pessoas hábeis fazem saltar a torrada a tempo, as outras esquecem-se, e deixam-na sufocar em fumo, desfazendo-se em pedaços de carvão. Essas torradas morreram antes de cumprir a sua função.

Não gosto de torradas queimadas. Só das outras.

Isabel Stilwell




Compota de Frutos Silvestres (para comer com torradas)

Ingredientes:

1200grs de morangos
400grs de amoras
200grs de cerejas maduras
80grs de framboesas
Sumo de 2 limões
1,500 kgs de açúcar

Preparação:

Num tacho colocam-se os ingredientes pela ordem acima referida, e mexe-se com a colher de pau ao de leve, depois coloca-se em lume médio a cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado,  mais ou menos durante uma hora. Passa-se a com varinha, mas deixam-se ainda alguns frutos por triturar.

MFM

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue