19 janeiro 2014

II Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO Jo 1, 29-34
«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo»


@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro,
e exclamou:
«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Era d’Ele que eu dizia:
‘Depois de mim virá um homem,
que passou à minha frente, porque existia antes de mim’.
Eu não O conhecia,
mas para Ele Se manifestar a Israel
é que eu vim baptizar em água».
João deu mais este testemunho:
«Eu vi o Espírito Santo
descer do Céu como uma pomba e repousar sobre Ele.
Eu não O conhecia,
mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse:
‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e repousar
é que baptiza no Espírito Santo’.
Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».


***

Esta passagem do Evangelho traz-nos um conjunto de reflexões complementares sobre o Baptismo do Senhor. Aqui, João Baptista dá um testemunho. É João que vê; é João que repara. Entre tantos que se aproximam dele no Jordão, que chamava à penitência e à preparação para a vinda daquele que tiraria o pecado do mundo, João repara naquele que sobre o qual desce o Espírito de Deus; João “vê aquele” e reconhece-O como o Cristo, isto é, como o Ungido, o Messias, e depois dá testemunho d’Ele.

Nós, baptizados, e especialmente nós, crismados, sejamos no mundo aqueles que podem ser assinalados, aqueles que podem ser indicados, aqueles que podem ser testemunhados como portadores do Evangelho. É disto mesmo que nós precisamos agora: que na Igreja actual, nos cristãos e nas cristãs de hoje, se possa assinalar, indicar e testemunhar a continuação do Evangelho.

Nós participamos na Eucaristia para que aconteça com todos nós, que ali estamos, o que aconteceu com Jesus no Jordão. Para que Jesus ao dar-nos a sua vida sejamos imagens perfeitas de Cristo, Filho de Deus. Não menos que isso: imagens perfeitas!


D. Manuel Clemente (2013), O Evangelho e a vida. Cascais: Lucerna, 144-145

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue