25 maio 2014

VI Domingo da Páscoa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 15-21)

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito,
para estar sempre convosco:
Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece,
mas que vós conheceis,
porque habita convosco e está em vós.
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.
Daqui a pouco o mundo já não Me verá,
mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai
e que vós estais em Mim e Eu em vós.
Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre,
esse realmente Me ama.
E quem Me ama será amado por meu Pai,
e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».


***

Reconhecer o Espírito Santo

Hoje, no Evangelho, Jesus refere-se ao Espírito que havia de enviar da parte do Pai e diz que é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber. Quando pomos a mão na consciência, quando reconhecemos aí o Espírito de Deus, o Espírito de Jesus Cristo?... as vitórias do Espírito em nós é que nos convencem da sua presença e confirmam o que Jesus nos diz hoje no Evangelho: o mundo não pode receber o Espírito da Verdade, porque não O vê nem conhece, mas nós podemos, porque o Espírito habita connosco e está em nós. A atenção ao trabalho e à obra do Espírito nos corações de tanta gente é um acto de justiça da nossa parte e é muito importante! Consciência implica fundura, remete para aquilo que é mais íntimo, mais profundo; temos de descer ao nosso coração, para verificar como o Espírito continua a trabalhar, para descobrir o que nos diz! Então, poderemos reconhecê-l’O também nos outros e agradecer a Deus o que realiza neles ou através deles, porque porventura vai muito mais longe nos outros do que em nós”!


D. Manuel Clemente (2013), O Evangelho e a vida. Conversas na rádio no dia do Senhor. Cascais: Lucerna, 129-131

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue