27 maio 2014

Duas últimas

Enchem-nos os ouvidos com o amor de mãe. Lailailailai que mãe há só uma e que com três letrinhas apenas se escreve a dita palavra. Escrevem-se textos piedosos nos boletins das paróquias, que o dia da mãe ainda está fresquinho de nem há um mês, e que tanta falta faz uma prendinha para a mamã que dinamiza o comércio local. Ai a minha mãe, ai a minha querida mãezinha, quem tem uma mãe tem tudo, que não tem mãe não tem nada. E lailailailai.

Ontem, ao ir para Lisboa almoçar com o meu querido amigo fq - num restaurante pequeno, nesse dia excessivamente barulhento, onde a Susana serve a preceito o que a Dona Carmina, sua mãe, cozinha ao fogão - ontem, dizia eu, dei por mim a ouvir este fado com que brindo o meu fiel e persistente auditório. Na circunstância era Tino Ferreira a repor a verdade do jogo, a alcandorar o amor de pai onde ele deve ser posto. Mai'nada! As três letrinhas são pró papá, o amor é do papá, que é tão bom que há gente que tem dois, porque as mães eram grandes de coração. Lailailailailai.

Armando Neves, onde quer que ele se encontre, é no panteão que está.

Façam o favor de se ser felizes - e de beijar as vossas mãezinhas que, apesar do amor que vos devotam ser menor, também merecem.

Manuel Dias, o genial criador, para vosso deleite.

JdB




AMOR DE PAI


Letra:Armando Neves
Música:José António Augusto da Silva
Repertório:Manuel Dias
Notas:Fado Bacalhau

Eu não sei porque razões
Porque indiferença ou desdém
Nesta vida que se esvai
Se escrevem tantas canções
A lembrar o amor de mãe
Esquecendo o amor de pai

Porque motivo afinal
O coração português
Não canta esse amor profundo
Ao amor de mãe, igual
O amor de pai é talvez
O maior amor do mundo

Cantando, sinto desejos
De bem alto proclamar
Todo o amor que um pai revela
A mãe, aos filhos dá beijos
Mas o pai sem os beijar
Dá-lhe mais beijos do que ela

Tanto a mulher, como o homem
Do amor de pai não se farte
Amor como esse não há
Pois o pão que os filhos comem
É a mãe quem o reparte
Mas é o pai quem o dá

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue