06 maio 2014

Duas últimas

Domingo de tarde fui com família e amigos ver o Estoril - Belenenses, tendo ambas as equipas empatado a um golo. Penso que à equipa de Belém, numa angústia de descida de divisão, só a vitória interessava. Estiveram perto: a ganhar por um a zero, e a jogar contra dez, falharam um penalty e a desmoralização invadiu e minou o garbo azul. Num instante estavam empatados, reduzidos também a dez unidades, na iminência de sofrer mais um. 

Dois factores importantes me impedem de classificar o futebol jogado: não percebo nada da poda e sou muito amigo de alguns adeptos do clube do Restelo. Restou-me, durante os noventa minutos em que estive cara al sol a ver vinte e dois cavalheiros atrás de uma bola, fixar os aspectos sociológicos de uma partida de futebol: as transfigurações dos espectadores, o palavreado, as instruções que se gritam para campo numa esperança vã de obediência do médio-ala, a gesticulação, a partilha de opiniões e, por fim, a irmandade no infortúnio e a concordância na irritação. Os insultos variaram, proferidos entre gente que me é próxima, entre o ca**** e o mentecaptos

De noite jantei (também) com brasileiros, e falou-se da Argentina, das rivalidades vizinhas, da presidente da república, do facto de não valer muito a pena ir agora a Buenos Aires que tudo está pela hora da morte. Falei de tangos - e tive saudades de tangos, un sentimiento triste que se baila.

Deixo-vos com uma milonga e um tango. Apreciem e digam-me se não é a melhor música do mundo. Se é para dizerem que não, mais vale estarem sossegadinhos no vosso silêncio.

JdB

     


4 comentários:

Anónimo disse...

Ficas convocado para o jogo com o Arouca, onde se joga "toda uma época"!
Abr
fq

Acc disse...

Tenho dúvidas sobre o seu fascínio pelo tango e milongas. Será a pela cadencia empolgante e desafiadora da melodia ou pela sensualidade e rebeldia das suas dançarinas. As bailarinas oscilam entre o estado de submissão e o controlo /domínio total da relação, o que pode ser interessante para um observador minucioso como JdB.
Bela escolha

Anónimo disse...

Viva Carlitos Gardel, viva el tango, viva Argentina !

https://www.youtube.com/watch?v=SJ1aTPM-dyE

v

Anónimo disse...

Contra o arouca tocarei uma milonga, pode ser que inspire os belenenses a ganhar "toda uma época".
T

Acerca de mim

Arquivo do blogue