25 julho 2010

Domingo... se fores à Missa!

Este é talvez o Evangelho de que mais gosto. Sempre que leio ou oiço este texto, tudo encaixa. É-me tão natural, tão visceralmente óbvio, tão compreensível que acho devia lê-lo todos os dias, da mesma forma que tomo um duche todos os dias.

Conheço muita gente.... eu própria também já fui assim ..... que se inibe de pedir, tem vergonha, complexo de inferiodade, medo de não ser ouvido, acha que não é digno, acha que o Pai tem mais que fazer, enfim um sem número de razões (desculpas ?) para não pôr em prática a leitura de hoje. E se há leitura mais fácil e mais apetecível de pôr em prática, é esta ! Acreditem! Acho mesmo que é uma prova de total confiança e entrega num Ser que nos é superior, mas não distante. Um Ser que é omnipotente mas não prepopente. Um Ser que é omnisciente mas não arrogante. Deviamos aproveitar.

Quando somos crianças, temos a mania de pôr o nosso pai ou mãe nos píncaros: “Ah, o meu pai é mais forte que o teu !” ; “A minha mãe é professora na tua escola!”; “O meu Pai tem um carro que dá 250 km/hr”; “Ah, mas o meu sabe guiar aviões!”, etc..... Tudo o que nos falte, pedimos ao pai; se nos corre mal a vida, queixamo-nos ao pai. Queremos andar de bicicleta, pedimos ao pai para nos ensinar. No fundo, no fundo, tudo se resume a confiança.

Talvez o nosso maior mal seja não vermos o Pai como um pai. Chamamos-lhe Deus, Todo Poderoso, Santo, Criador de todas as coisas, Altissimo, 1ª Pessoa da Santissima Trindade e, sem querer, estamos a distanciá-lo, sem querer estamos a colocá-lo num patamar tão alto que nos distanciamos d’Ele. Ao invés, deviamos trata-lo por tu, deviamos pedir-lhe tudo e mais alguma coisa e deviamos fazê-lo com confiança. “Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á”.

De facto, nenhum de nós espera que o nosso próprio pai nos dê um escorpião, quando lhe pedimos um ovo ou que nos dê um tabefe, quando lhe pedimos um beijo. Quando conseguirmos acreditar e interiorizar esta verdade em relação ao Pai, pedir tornar-se-á tão natural quanto a nossa sede (passe a expressão :-) !)

Domingo se fores à Missa ......... Pede!

MAF

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’». Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».


1 comentário:

Anónimo disse...

MAF, mais uma vez estamos de acordo! Este é um dos meus Evangelhos preferidos. Muito bem explicado. Obrigada. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue