20 julho 2010

Joana

Deve ter sido o cheiro do quarto. Ou a cor da paisagem das janelas. Ontem lembrei-me de ti. No início nem foi lembrança, foi como se nunca tivesses existido. Foi como quem relê um livro esquecido e recorda vagamente que já tinha imaginado, a conta gotas, todos aqueles lugares. Todos aqueles sorrisos. Depois veio tudo de uma vez.

Cantavas com a tua imitação de sotaque baiano as músicas da rádio, muito afinadinha, e pedias-me que te ensinasse os acordes. Cheiravas sempre a protector solar e nunca me negavas um sorriso, a mim, o rei dos tolos. Abraçavas-me por trás sem pedir licença e ignoravas a minha indiferença. Tinhas um coração grande de mais no peito, grande demais para mim, pelo menos.

Nunca te deixaste cair, apesar dos dias insistirem em seguir a regra, apesar de eu continuar a arranjar maneira de te afogar as ideias em seco. Mandavas-me bilhetes a dizer que era eu que te dava asas e desenhavas joaninhas para explicar melhor. Não guardei nenhum.

Depois veio o vendaval que foi e eu percebi tudo. Levaram-te o coração, as asas e a música. Nunca me perdoei, sabes? Tu ainda me agradeceste, com os olhos a brilhar, e eu a saber que era tarde demais para te valer. Para nos valer.

Acabou por ser o medo a entalar-me as palavras na garganta e a arrumar-te no fundo da gaveta das recordações. Sempre o mesmo medo.

ZdT

5 comentários:

Anónimo disse...

Nossa!!! pcp

Anónimo disse...

sem palavras..........IRP

Anónimo disse...

Voltei a ler ... e voltei a ficar sem ar. Poesia em prosa. Extraordinária a sua capacidade de expressão. Com uma leveza e uma simplicidade comoventes. ADOREI! pcp

Maf disse...

ZdT, um amor assim só se encontra uma vez na vida. Ai .... infeliz dos infelizes, esse seu personagem que tem a rara sorte de encontrar uma Joana, um amor incondicional, um amor desinteressado, um amor que todos almejam e poucos conseguem e deita tudo a perder por .......... MEDO ??????? Xiiiii pátrão.
Li algures que o medo é um dos maiores inimigos da felicidade e este é um caso bem patente. Desculpe, mas até fiquei indignada. Diga a esse seu personagem que, se ainda fôr a tempo, corra atrás da Joana.
Maf

ZdT disse...

Fico muito feliz por gostarem.
Digo sim, Maf =)

Acerca de mim

Arquivo do blogue