06 março 2012

Duas últimas


Em África, ou pelo menos no país em que me encontro, o Zimbabwe, a religião é levada a sério. Aqui não há agnósticos e muito menos ateus e, se os há, não se assumem. É habitual, num qualquer contexto social, perguntarem-me que igreja frequento e suscitarem assuntos religiosos para fazer conversa. Os estrangeiros e principalmente os europeus, campeões do laicismo, sentem-se muitas vezes ofendidos com estas manifestações de religiosidade e consideram-nas um sinal de sub-desenvolvimento.

Perguntaram-me ontem qual era o meu sacrifício de Quaresma. Assim, sem mais nem menos. A pessoa que me fez a pergunta nem sequer me conhecia bem e não sabia portanto se eu era cristão. Não lhe passou pela cabeça que a pergunta pudesse ser deslocada ou considerada indiscreta. É sub-desenvolvimento, dirão os europeus. Os africanos contrapõem no entanto que o declínio da Europa começou exactamente com a negação da Fé. "O futuro pertence-nos porque nós temos Deus e vocês já O abandonaram", dizia-me no outro dia um amigo local.

Depois de todas  estas acusações, senti-me compelido a postar algo alusivo à quadra quaresmal. Para que os africanos saibam que nem tudo está perdido na Europa.

JdC


2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom texto, João!
Lapidar, diria mesmo.
Abr
fq

Ana CC disse...

Bom dia meu querido amigo,

Esta sua missiva veio mesmo a calhar. No outro dia numa conversa entre amigos íntimos, só poderia ser assim senão o tema não se tinha levantado, discutia-se a superioridade intelectual dos brancos. Claro que eu que vivi e adoro África e o seu povo discordo e discordei, reconheço que com alguma agressividade, desta posição, defendendo sempre a diferença e nunca a superioridade. Estamos perante um exemplo bem emblemático da sensibilidade e a cultura de um povo. Vivem em fé, seja qual for o credo e acreditam sempre numa força superior que os orienta para o bem (para nós europeus talvez o mal.
Como dizia Mia Couto
"A cinza voa, mas o fogo é que tem asa" ( in o Último voo do Flamingo)
Obrigada.

Acerca de mim

Arquivo do blogue