06 junho 2012

Diário de uma astróloga – [27] – 6 de Junho de 2012

O Signo de Gémeos

Nestes últimos dias tenho tido mais clientes do que o costume nascidos com o Sol em Gémeos! Não me admira, porque calculo que sentem o desassossego fora de vulgar de que está a ser alvo este signo.  Previsivelmente o Sol entrou em Gémeos dia 20 de Maio e aí ficará até 20 de Junho.  Mas há mais factores astrológicos que tornam a energia geminiana muito activa durante este período.

·      Eclipse do Sol – 20 de Maio
·      Mercúrio entra em Gémeos – 24 de Maio
·      Eclipse da Lua no eixo Gémeos - Sagitário – 4 de Junho
·      Duas Luas Novas – 21 de Maio e 19 de Junho
·      Vénus retrograda em Gémeos – durante todo mês
·      Raríssimo trânsito de Vénus (explicado no post anterior) – 5/6 de Junho
·      Júpiter entra em Gémeos onde permanecerá um ano – 11 de Junho

Sobretudo as pessoas que têm o Sol, a Lua ou a Ascendente em Gémeos, e mesmo aquelas que têm Mercúrio, Vénus ou Marte nesse signo estão mais agitadas, com mais ideias, enfim… num frenesim!
A constelação de Gémeos compõe-se de dois personagens míticos, Castor e Pólux, filhos de Leda, a rainha de Esparta. O deus Zeus mascarado de ganso seduziu-a, e ela deu à luz um filho imortal, Pólux. Com o seu marido teve outro filho, Castor, um mortal. Foram irmãos inseparáveis, tiveram imensas aventuras mas, infelizmente, Castor morreu ainda jovem. Pólux, cheio de desgosto, pediu ao seu todo-poderoso pai que lhe retirasse a condição de imortal para estar perto do irmão. Zeus acedeu e colocou-os no céu lado a lado. 


Constelação                                      Símbolo

Além de dualidade - dois personagens, dois pilares - temos também a noção de juventude e de irmãos ligados a este arquétipo. É pela casa 3 (Gémeos) que vemos assuntos referentes aos irmãos.  Quem tem o Ascendente (a face que mostramos ao mundo) em Gémeos parece mais novo do que sua idade. Em termos psicológicos a juventude de Gémeos pode-se manifestar com o complexo de Peter Pan, ou Puer Aeternus, sempre jovem, sem querer responsabilidades. Não é por acaso que as duas cançoes com o título “Forever Young” foram escritas por Bob Dylan (24 de Maio) e por Marian Gold dos Alphaville (26 de Maio). 
Os símbolos também mostram conexão – as mãos dadas, os elementos horizontais que ligam os pilares – e movimento – Castor e Pollux estão a andar, ou a correr. Assim, Gémeos é a energia de comunicação por excelência: estabelecer ligações, networking, conversar, informar, escrever, contar histórias. 
Sempre em movimento, as pessoas com muita energia geminiana não conseguem estar quietos, perpétuamente curiosos, o que lhes dá uma reputação de instabilidade e inconstância mas também uma enorme capacidade para multitasking, para serem versáteis. É o malabarista do zodíaco, capaz de manter várias bolas no ar, de lidar com pessoas muito diferentes, de se sentir à vontade em qualquer sítio. 
O planeta Mercúrio governa o signo de Gémeos cujo elemento é Ar (função mental) e modo de actuar é Mutável (distribuidor de energia). A necessidade arquetipal de Gémeos é reunir informação e disseminá-la – ao telefone, pelo Facebook, como jornalista, como escritor. E depressa, porque processa informação a uma velocidade impressionante. Virgem, o outro signo governado por Mercúrio, decide se a informação é útil ou não, e Sagitário, o signo oposto ao de Gémeos, filosofa sobre o significado da informação. Gémeos não estão preocupados com valores morais, mantêm uma atitude aberta. Como mercúrio (o metal) são fluidos, flexíveis e não se deixam apanhar facilmente. 
No mundo animal associo o beija–flor e o papagaio a Gémeos. O ténis, desporto onde a bola passa no ar de um jogador para o outro, está cheio de Gémeos; perguntem ao Nadal, Djokovic, Agassi e sobretudo à sua mulher, Steffi Graaf, a mais premiada jogadora da era moderna. 
Dêem puzzles às crianças Gémeos, joguem Scrabble e cartas com elas, comprem-lhes livros, ensinem-lhes línguas. Como o Peter Pan que tem sempre vontade de voar pela janela à procura de novos mundos, deixem-lhes as portas do conhecimento abertas, livrem-nas dos grandes medos deste signo – ignorância e aborrecimento. 
Não percam tempo a cozinhar para Gémeos – preferem falar e comer umas coisas à mão. Aliás mãos, braços, ombros e o sistema respiratório são regidos a este signo. E sobretudo nunca perguntem a um Gémeos “Porque é que vais fazer isso?”.  A sua atitude experiencial relativamente à vida impede-os de responder a não ser com “E porque não?”
Como tenho o Sol, Lua e Mercúrio em Gémeos e vivo num dualismo permanente, vou dedicar dois posts a este signo. Neste expliquei as características principais do signo e no próximo falarei sobre dois nativos de Gémeos, artista gráfico M.C. Escher (17 de Junho) e Fernando Pessoa (13 de Junho), que sabia umas coisas sobre desassossego.



Luiza Azancot

4 comentários:

Ana CC disse...

FINALMENTE!!!!

Signo complexo este.
Parece-me que a ideia de descender de ganso e de uma mãe que se deixa seduzir por um bicho cheio de penas, torna-nos pouco credíveis. Junta isso à hiperactividade, ao facebook, ao ódio á ignorância e aborrecimento...sei não, tavez sejamos irresistíveis, ou será que apenas criativas?

Aguardo inquietantemente o próximo.

JdB disse...

Entre família e gente afectivamente próxima (inclusive amigos/as) conheço vários "gémeos". Não consigo deixar de encontrar algumas características mencionadas no teu post. Interessante.
O desafio é quando um signo que gosta de perguntar "porque é que vais fazer isso", se encontra com um signo a quem não se deve fazer a pergunta. Olha, negoceia-se, para que a natureza de cada um não saia demasiadamente contrariada.

Anónimo disse...

Fez-me sorrir a última parte da última frase ... Fernando Pessoa sabia umas coisas sobre desassossego... Sempre interessante e complexo. Obrigada. pcp

Anónimo disse...

Não sei qual dos dois era mais "maluco", se Pessoa se Escher.
SdB(I)

Acerca de mim

Arquivo do blogue