05 junho 2012

Duas últimas


Hoje compenso alguma economia com que vos poupo no texto com 3-músicas-3 de Sandy Denny, cantora e compositora que foi nome maior da folk britânica e mundial. Uma voz de estarrecer (e comover!), que não se ouve sem um estremeção. Música quase obrigatória em minha casa, sempre ouvida com boas e renovadas sensações.

Terá atingido o seu apogeu com os Fairport Convention, em finais dos anos 60 e, como vários outros grandes músicos desse tempo, a vida que levava, de excessos e desequilíbrios, amores e desamores, fez-se pagar muito cedo, tendo Sandy desaparecido em 1978, com 31 anos, na sequência de uma violenta queda numas escadas de que nunca recuperou. Voltara aos Fairport e gravara, nos anos imediatamente anteriores, alguns dos seus álbuns mais conhecidos.

Como li na internet, “ falar do folk inglês sem falar de Sandy Denny ou Fairport Convention, é como ir a Roma e não ver o Papa”!

Espero que gostem das músicas, desejando que as ditas não tenham sido já postadas neste blogue. Se estiver errado acho, em todo o caso, que qualquer uma delas vale uma nova audição!


fq






3 comentários:

JdB disse...

Excelente escolha, fq.
Neste estabelecimento já se postou Sandy Denny pela mão do PO, mas era uma outra música.
Ainda no Zimbabwe escrevi um texto aludindo a Whispering Grass (das toadas dela de que eu mais gosto) que não sei se ainda anda no youtube.
Gosto muito de SD. Como tu dizes, uma voz de comover - o que não é despiciendo...

Ana CC disse...

Concordo inteiramente com as vossas simpatias para com a SD. Tenho um amigo que é fã e que me reapresentou esta doçura num périplo musical que vai de Gardel a Paul Simon, com uma suave passagem por alguns audazes dos inicios do anos 70.
Boa semana

Anónimo disse...

Desconhecia totalmente o nome desta cantora. Obrigada por ma ter apresentado, fq. Tem uma voz muito bonita. Tem algo de fresco e de triste, um misto muito bom para a música folk e para baladas. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue