Na senda do gin anterior,
a onda de boas notícias sobre o país continua a correr mundo.
Na Nazaré, as vagas
gigantescas, que fazem as delícias dos surfistas, foi capa do periódico THE
TIMES (a 30.Jan.), assinalando a nova proeza e recorde de Garret McNamara. O
título era auto-sugestivo – «Portuguese ‘monster wave’ makes The Times
front page». O monstro era um verdadeiro paredão de água, de 34 metros de
altura, qual tsunami, formado na célebre falha de origem tectónica ao largo da
praia das mulheres das 7 saias. Esta proeza evoca uma outra, ainda por contar: a
história dos heróis anónimos que, ao longo de muitas décadas, enfrentaram
aqueles vagalhões em barcos de pesca insignificantes, sem a menor segurança. Essas
sim, aventuras bem mais ousadas que as dos actuais campeões do surf. Mas imerecidamente
menos mediáticas, à parte dos aspectos folclóricos ligados à intensa actividade
piscatória da região com: as famosas camisas de xadrez dos pescadores, que enchiam
o olho dos turistas; a lota do peixe, ao poente; a aglomeração das mulheres no
areal, a horas certas do dia, temendo uma viuvez expectável, qual roleta russa…
A quem calharia desta vez? Voltando a McNamara, o filme a provar o feito foi
captado pelo surfista português António Manuel Silva, somando inúmeras visualizações
no youtube:
Lisboa
volta ao Top 10 das CIDADES MAIS ROMÂNTICAS DO MUNDO, segundo a revista do
American Express: FOOD & WINE. Os critérios de selecção privilegiaram a
paisagem urbana, a qualidade arquitectónica e a gastronomia. A
argumentação é imbatível, salientando a qualidade de vida da capital: «As for
Lisbon, reasons to pay a visit include: “[…] the past, its glorious old
buildings house new restaurants, clothing boutiques and museums that have made
the city one of Europe’s hippest—and most affordable—cultural destinations”.»
Já
em 2012, tinha sido nomeada a CIDADE EUROPEIA DO ANO, pela Academia de
Urbanismo de Londres, além de ter sido agora votada pelo TripAdvisor TOP
DESTINATION IN EUROPE. Outro filme eloquente mostra 10 REASONS TO VISIT
PORTUGAL:
Dos EUA, as
escolhas portuguesas começam na Casa Branca. Além do cão d’água português, oferecido
a Obama por um dos membros do famoso clã Kennedy, também o fotógrafo oficial é
luso-descendente: Pete Souza. Igual para o recém-nomeado assessor e conselheiro
de comunicação do Presidente: David Simas, a quem Obama simpaticamente
apresentou aos media como amigo. O vocalista da banda na cerimónia da tomada de
posse também era português, de 23 anos: João Semedo, mais conhecido por
JSometing, dos MICASA (África do Sul). E a fotografia panorâmica do Washington
Post, a mostrar, em 360º, o momento histórico do início do segundo mandato
presidencial, é da autoria da empresa de Oeiras – Digisfera.
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/special/local/inauguration-2013/pano/d/
SONHAR ACORDADO…
Um spot audacioso da companhia de telecomunicações do Bahrain (a Batelco),
mostra uma versão supersónica da realidade, como um jogo de computador benigno,
naturalmente inconsequente e emancipado
das leis da matéria, logo a começar pela força da gravidade. A fantasia jorra em
catadupas num padrão próximo da realidade e assumidas no slogan publicitário
«bringing ideas to life», que admite todas aquelas acrobacias impossíveis da
banda desenhada, onde a garantia de happy
end tranquiliza a deriva animada da mente, a discorrer sem estorvos nem
desgostos.
Quem diria que estacionar ao lado do trabalho era difícil? Será que tem o
carro certo? Até as corridas de F1, em pleno centro comercial, não têm vencidos
nem vencedores (nem acidentes), apenas jogadores empenhados no slalom por entre o mobiliário urbano e a
movimentação efervescente da hora de ponta. Mas tudo tranquilo, neste filme baseado
na fórmula inspiradora – «infinity». Termina com uma interpelação: «What are
you thinking right now?», e resposta à altura: «Keep thinking»…
Mesmo quem não seja
dado a surfar tsunamis, tem sempre ao alcance um passatempo simples, gratuito e
divertido: keep thinking…
Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico,
para daqui a 2 semanas)
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