11 fevereiro 2013

Vai um gin do Peter’s?

               
Na senda do gin anterior, a onda de boas notícias sobre o país continua a correr mundo.

Na Nazaré, as vagas gigantescas, que fazem as delícias dos surfistas, foi capa do periódico THE TIMES (a 30.Jan.), assinalando a nova proeza e recorde de Garret McNamara. O título era auto-sugestivo  – «Portuguese ‘monster wave’ makes The Times front page». O monstro era um verdadeiro paredão de água, de 34 metros de altura, qual tsunami, formado na célebre falha de origem tectónica ao largo da praia das mulheres das 7 saias. Esta proeza evoca uma outra, ainda por contar: a história dos heróis anónimos que, ao longo de muitas décadas, enfrentaram aqueles vagalhões em barcos de pesca insignificantes, sem a menor segurança. Essas sim, aventuras bem mais ousadas que as dos actuais campeões do surf. Mas imerecidamente menos mediáticas, à parte dos aspectos folclóricos ligados à intensa actividade piscatória da região com: as famosas camisas de xadrez dos pescadores, que enchiam o olho dos turistas; a lota do peixe, ao poente; a aglomeração das mulheres no areal, a horas certas do dia, temendo uma viuvez expectável, qual roleta russa… A quem calharia desta vez? Voltando a McNamara, o filme a provar o feito foi captado pelo surfista português António Manuel Silva, somando inúmeras visualizações no youtube: 






Lisboa volta ao Top 10 das CIDADES MAIS ROMÂNTICAS DO MUNDO, segundo a revista do American Express: FOOD & WINE. Os critérios de selecção privilegiaram a paisagem urbana, a qualidade arquitectónica e a gastronomia. A argumentação é imbatível, salientando a qualidade de vida da capital: «As for Lisbon, reasons to pay a visit include: “[…] the past, its glorious old buildings house new restaurants, clothing boutiques and museums that have made the city one of Europe’s hippest—and most affordable—cultural destinations”.»
Já em 2012, tinha sido nomeada a CIDADE EUROPEIA DO ANO, pela Academia de Urbanismo de Londres, além de ter sido agora votada pelo TripAdvisor TOP DESTINATION IN EUROPE. Outro filme eloquente mostra 10 REASONS TO VISIT PORTUGAL:



Dos EUA, as escolhas portuguesas começam na Casa Branca. Além do cão d’água português, oferecido a Obama por um dos membros do famoso clã Kennedy, também o fotógrafo oficial é luso-descendente: Pete Souza. Igual para o recém-nomeado assessor e conselheiro de comunicação do Presidente: David Simas, a quem Obama simpaticamente apresentou aos media como amigo. O vocalista da banda na cerimónia da tomada de posse também era português, de 23 anos: João Semedo, mais conhecido por JSometing, dos MICASA (África do Sul). E a fotografia panorâmica do Washington Post, a mostrar, em 360º, o momento histórico do início do segundo mandato presidencial, é da autoria da empresa de Oeiras – Digisfera.

http://www.washingtonpost.com/wp-srv/special/local/inauguration-2013/pano/d/


SONHAR ACORDADO…

Um spot audacioso da companhia de telecomunicações do Bahrain (a Batelco), mostra uma versão supersónica da realidade, como um jogo de computador benigno, naturalmente inconsequente e emancipado das leis da matéria, logo a começar pela força da gravidade. A fantasia jorra em catadupas num padrão próximo da realidade e assumidas no slogan publicitário «bringing ideas to life», que admite todas aquelas acrobacias impossíveis da banda desenhada, onde a garantia de happy end tranquiliza a deriva animada da mente, a discorrer sem estorvos nem desgostos.

Quem diria que estacionar ao lado do trabalho era difícil? Será que tem o carro certo? Até as corridas de F1, em pleno centro comercial, não têm vencidos nem vencedores (nem acidentes), apenas jogadores empenhados no slalom por entre o mobiliário urbano e a movimentação efervescente da hora de ponta. Mas tudo tranquilo, neste filme baseado na fórmula inspiradora –  «infinity». Termina com uma interpelação: «What are you thinking right now?», e resposta à altura: «Keep thinking»…


Mesmo quem não seja dado a surfar tsunamis, tem sempre ao alcance um passatempo simples, gratuito e divertido: keep thinking

Maria Zarco
(a  preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue