17 maio 2015

Domingo da Ascensão

EVANGELHO Mc 16, 15-20
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Ascensão do Senhor
O anúncio da Boa Nova é, agora, a missão da Igreja. Por isso, poderíamos pensar: “Bem, então o anúncio do Evangelho agora é connosco; no que diz respeito a Cristo, acabou!” Não! Reparemos no que está escrito: “E eles partiram, a pregar por toda a parte. O Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra, por meio dos milagres que a seguiam”. Isto é muito importante e é exactamente assim que se conclui o Evangelho de São Marcos. Os onze apóstolos partiram e, como eles, nós partimos também em cada dia, neste dia, a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo; e o Senhor coopera connosco. É ele que, ressuscitado e fazendo-nos participar do seu espírito, nos leva a anunciar o Evangelho que é d’Ele. Que nós anunciamos e, nesse sentido, é nosso também. Já começamos a vivê-lo e a levá-lo às últimas consequências, também como oferta aos outros, pela nossa vida, pelo nosso serviço pela nossa disponibilidade para as coisas de Deus, que são as coisas de todos... Mas é Ele que está connosco e que, pelo seu espírito faz com que qualquer coisa que nós possamos fazer, em termos de Evangelho, tenha – para utilizar termos actuais – uma rentabilidade absoluta.

D. Manuel Clemente (2014), O Evangelho e a Vida. Conversas na rádio no Dia do Senhor. Ano B. Cascais: Lucerna,  pág.129-132

Acerca de mim

Arquivo do blogue