31 maio 2015

Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 28, 16-20)

Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

A vida trinitária

A vida trinitária é a vida dos cristãos. “Ide”, diz Jesus, “e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei”, porque esta comunhão de vida com Deus é exatamente isso: é uma comunhão de vida. Pressupõe uma prática, uma maneira de viver, e viver com os outros significa viver no Espírito de Jesus Cristo, isto é, à maneira de Jesus de Cristo. Quem está batizado em Jesu Cristo e vive do Espírito de Jesus Cristo, na comunhão com o Pai e com os outros, vive à maneira de Jesus Cristo.
Amor significa, precisamente, comunicação de vida, a comunicação de vida que há entre Jesus e o Pai, pelo Espírito Santo: é a mesma vida n’ Eles três e, por isso, é um único Deus em três Pessoas. Deus é uma comunhão de vida, porque é Amor. Ora, é nesta vida que somos batizados.

D. Manuel Clemente (2014), O Evangelho e a Vida. Conversas na rádio no Dia do Senhor. Ano B. Cascais: Lucerna, 144-145.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue