27 outubro 2015

Duas Últimas

Estou certo do enorme lugar-comum da frase: há músicas diferentes para ambientes diferentes. Melhor, talvez: géneros musicais diferentes para tempos diferentes, ambientes diferentes, locais diferentes. Não me convidem para ouvir Quim Barreiros de volta de uma lareira acesa com um chá quente, artista que não me importo de ouvir numa viagem de carro para a província enquanto rio e canto alto. Numa festa de crianças não ponham Amália. Em bom rigor, não ponham nada numa festa de crianças, a não ser uma venda nos olhos e uns protectores auriculares. Não quero ouvir Beethoven numa esplanada, de volta de uma imperial e de um prato de tremoços ou melhor ainda, favas torradas. 

Junto segue Grant Green, no seu álbum "Idle Moments" - traduzido livremente por tempos livres. Um género musical que, dei por mim a pensar, se ouve em qualquer espaço, em qualquer momento, em qualquer ambiente - uma lareira, um elevador, uma esplanada, um fim de tarde ameno. Ouvi-o pela primeira vez em casa de amigos. Éramos oito a jantar: o dono da casa a querer mostrar a excelente qualidade da aparelhagem de som; um outro amigo a querer que ele pusesse o volume no máximo; a dona da casa com um sorriso cândido, a desejar carregar no off. Como sempre, vencem as senhoras...

Enjoy - if possible.

JdB


1 comentário:

Anónimo disse...

Cantar Quim Barreiros no carro? Eu tenho perdido umas viagens divertidas, então! Sarabi

Acerca de mim

Arquivo do blogue