11 fevereiro 2021

O fado, canção de malditos

Já aqui escrevi sobre fado, sobre o que é fado e já não é, num paralelismo com o pastel de nata: se tiver queijo da serra ainda é pastel de nata? E o que é o fado (tra)vestido de novas sonoridades? E o que é cozido à portuguesa com maionese?

Há uma idade certa para se cantar fado? Há uma idade certa para se cantarem algumas letras de fado? Se o fado é confissão, uma jovem de 19 anos e debutante no fado pode cantar (copio a graça do Herman) ai quem me dera / ter outra vez 20 anos?  E um jovem rapazinho concorrente ao grande prémio do fado pode cantar não passes com ela à minha rua? Poder cantar, pode. É fado? Não sei. 

Alberto Janes escreveu letra e música do Foi Deus, tornado famoso (não gosto de imortalizado) pela Amália, a quem o fado-canção foi oferecido. Ouvir o fado é perceber que, como todos os fados, talvez, a letra é de adulto - não sei, não sabe ninguém / porque canto o fado / neste tom magoado / de dor e de pranto... Ouvir Ângelo Freire a cantá-lo, na sua voz juvenil de cantor de sequim d'ouro, ou certame semelhante, é uma experiência bizarra. É fado? Sei lá eu... Se é, então o fado é apenas um género musical.

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue