04 setembro 2008

Coincidências...

Entre penhascos, capim e pedras soltas, fascínio pela vista e risos de exaustão, travei conversa com quem ia ao meu lado na subida ao monte Ngomakurira. Entre uma curiosidade que se partilha e uma mão que se estende para vencer um declive, a conversa puxa outra conversa, e indaga-se o que se faz, onde se trabalha, como é a vida aqui e ali. etc. Foi-me então feito o desafio de ir visitar uma ala de crianças com cancro em Harare.
O mundo é pequeno e tem estes sortilégios (se calhar por isso é que a montanha é considerada tão sagrada) de nos pôr alguém ao lado - socióloga, a trabalhar essencialmente com o drama da SIDA - cuja conversa abana um pouco da nossa pacatez de semi-turista. Quando ela me convidou, entreguei-lhe a resposta educada e de quem quer aceitar:
- with great pleasure.
Sorrimos os dois, reconhecendo que não haverá qualquer prazer - no sentido mais mundano da palavra - nesse futuro encontro entre quem pertence à Acreditar e a realidade africana, seguramente mais dramática. Mas será, por certo, um enriquecimento pessoal, passado que for o choque de que sempre se reveste uma visita deste tipo.
Partilharei convosco, porque o meu blogue também se faz destes sofrimentos que abanam as nossas vidas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma sincronicidade...
Gosto de saber que não foge dessa experiência dolorosa e acredita que pode ser valiosa.
Beijinhos de Serendip

DaLheGas disse...

Jorge Antunes!! já corri esta sanzala de fio a pavio. paisagens e sons, versos e prosas, frases famosas, promessas de ida, de vinda, farra da boa, ameaças de não retorno... e meninos q piscam.
Ah Jorge Antunes, essa miudagem deu-me saudades de Angola. se é da terra que tenho memória, é nas caras que oiço: qualquer dia vais voltar. (té gosto de acreditar).
Jorge Antunes, eu é que devia estar aí nessa embaixada e você aqui no meu lugar, por isso, abra o olho e aproveite mais e melhor.
Dando aqui notícias, vá deixando quem cruza os seus dias. fale deles. abra secção :) pense nisso - diria DonaPoss. e claro, reve-lo como blogger e até com novo nick foi... JB... se Deus quiser, hei-de habituar-me... foi uma boa meia hora da vida. até ao regresso Jorge!

Acerca de mim

Arquivo do blogue