05 fevereiro 2011

Agradecimento

Almoçamos juntos volta e meia. Sentamo-nos sempre na cave do mesmo restaurante, e ele faz-me a fineza de me deixar voltado para a sala, porque a simpatia e a educação se vêem nestes detalhes. Falamos de tudo e de nada, deixando que, apesar da negritude de algumas fases da vida, brilhe sempre uma luzinha que nos mostra o caminho: pode ser a bondade, a fé, a ética, a não cedência.

Juntámo-nos por alturas do Natal, num dia gelado e ventoso. A mesma cave, a mesma conversa fluida, a mesma luzinha a subsistir malgré tout. Dei-lhe a Luz do Mundo (conversas com Bento XVI) e ele ofertou-me um envelope com um logotipo que me foi familiar. Afinal não era uma proposta de admissão de pessoal, mas dois bilhetes para o primeiro de uma série de espectáculos do Camané no S. Luís. Caramba! Como se agradece isto?

Lá fui, 5ªfeira. Um espectáculo bom, sóbrio, bonito, superiormente bem acompanhado, com um jogo de luzes equilibrado, tudo isto a suportar - sem desprimor por ninguém - o meu fadista de eleição nos tempos que correm. Casa cheia e vários bis.

Deixo-vos com o magnífico Fado Livre, uma letra curiosíssima cujo autor não fui pesquisar. E agora silêncio, que canta o Camané.




JdB

4 comentários:

Anónimo disse...

(..)sempre um detalhe, uma atenção, uma cortesia qualquer, que se diria vinda dos confins do tempo - ou então do futuro, mas de uma espécie de futuro em que o aprumo, a decência e a gentlemanship se conjugarão no presente.(..)

também se poderia dizer "of the mouse and the men". respeito todos, mas inclino-me mais para os segundos.

um abraço.

(e silêncio porque se vai cantar o fado.)

gi.

Anónimo disse...

Só a título de curiosidade: sabia de nas várias operas onde já fui (aquelas projectadas num écran a partir do Met de NY na Gulbenkian)vejo sempre o Camané? Não o conheço. Mas sendo uma figura pública não posso deixar de o reconhecer. Estará, talvez, a inspirar-se noutras sonoridades, noutras projecções de voz, noutras formas de sentir a música... é giro como tudo se interliga. Bjs e obg. pcp

Anónimo disse...

Camané, com quem falo muitas vezes, é uma pessoa com sede de cultura; chega a ir a New York durante uma semana só para ir a museus e ouvir música. SdB(I)

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo comentário SdB(I). O que diz ainda o valoriza mais aos meus olhos. Bom Domingo. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue