Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco, e galgo corredor.
Passadio olha seu tanto mais de vaca do que de carneiro, as mais das ceias restos da carne picados com sua cebola e vinagre, aos sábados outros sobejos ainda somenos, lentilhas às sextas-feiras, algum pombito de crescença aos domingos, consumiam três quartos do seu haver. O remanescente levavam-no saio de belarte, calças de veludo para as festas, com seus pantufos do mesmo; e para os dias de semana o seu bellori do mais fino.
Tinha em casa uma ama que passava dos quarenta, uma sobrinha que não chegava aos vinte, e um moço da poisada e de porta a fora, tanto para o trato do rocim, como para o da fazenda.
Orçava na idade o nosso fidalgo pelos cinquenta anos. Era rijo de compleição, seco de carnes, enxuto de rosto, madrugador, e amigo da caça.
in D. Quixote de La Mancha, Miguel Cervantes
Sanduíche tripla de legumes com queijo brie e pasta de azeitona
- Ingredientes:
- fatias de pão saloio: 12
- Courgettes: 1
- Beringela: 1
- Queijo Brie: 200 g
- Azeitonas galegas descaroçadas: 80 g
- Dentes de Alho: ½
- Azeite: 0,5 dl
- Flor de Sal: q.b.
- Preparação
- 1. Fatie o pão saloio e tempere com azeite, leve ao forno para torrar durante uns minutos a 180ºC. Corte a beringela e a courgette em rodelas bem finas, assim como o queijo brie, reserve.
- 2. Num copo misturador triture as azeitonas já descaroçadas, o alho descascado e picado, azeite e uma pitada de flor de sal, até ficar uma pasta homogénea, reserve.
- 3. Numa frigideira antiaderente, salteie num fio de azeite bem quente, as rodelas de courgette e beringela de ambos os lados até que ganhem cor.
- 4. Retire o pão do forno e preencha intercaladamente com a courgette e a beringela e termine com as fatias de queijo para gratinar no forno pré aquecido a 170Cº. Tempere com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal.
- 5. Quando o queijo estiver derretido retire o pão do forno finalize com a pasta de azeitona por cima do mesmo e sobreponha as fatias de pão. Corte e está pronta a servir.
- Nota: receita tirada daqui
- MFM
1 comentário:
mfm, mfm...
Não sei o que inveje mais neste post, se a sanduíche que me parece soberba - pecaminosamente soberba - se a compleição física do cavalheiro da Mancha, seco de carnes e enxuto de rosto.
Talvez inveja apenas a autora do post, rica de memória e de esperteza.
Enviar um comentário