22 outubro 2014

Diário de uma astróloga – [89] – 22 de Outubro de 2014

Vergonha  - um sentimento poderoso

Amanhã o Sol entra no signo de Escorpião; horas depois Vénus também entra em Escorpião, e minutos depois a Lua completa o trio. Antes de o dia acabar, temos a Lua Nova em Escorpião que coincide com um dos dois eclipses solares anuais.

Num só dia a energia civilizada, bem comportada, mentalmente clara de Balança mergulha no mundo emocional profundamente de Escorpião. Sexo, poder, morte e renascimento, processos de cura e tudo o que está escondido - das conspirações mundanas aos recônditos da nossa psique – estão na ordem do dia. Dentro desta última categoria encaixa perfeitamente uma emoção que sobre a qual tenho reflectido a vergonha.

O que alguns psicólogos têm a dizer sobre a vergonha:
·    os sentimentos de vergonha são um ataque à auto-estima e uma ameaça à integridade psíquica. Independentemente do que provoca a vergonha, a deterioração da auto-estima pode ser devastadora.
·   é emoção auto consciente, acompanhada por sentimentos de desonra, de ser indigno e não merecer ser amado sobre a origem da qual os outros podem ou não estar cientes;
·   as personalidades narcisistas têm muitas vezes a emoção de vergonha no seu núcleo. Ocultada ou exibida em excesso, a vergonha assinala uma ferida narcísica profunda.
· a vergonha é um sentimento que se vive  perante e em relação aos outros e seus julgamentos. É composta por uma reacção de humilhação.

O que a astróloga tem a dizer sobre a vergonha:
No mundo simbólico e arquetípico os planetas podem representar acções, comportamentos, pessoas ou personagens, locais, coisas, acontecimentos e também estados emocionais.  A cada planeta corresponde um conjunto destas manifestações coerente com a essência do significado desse planeta.

Com a ajuda das palavras assinaladas a negrito posso a situar a vergonha dentro do mundo das emoções relativas ao Sol.

No modelo de astrologia psicológica do meu professor Glenn Perry, o Sol é o agente encarregado de suprir as necessidades de signo de Leão, que incluem, entre outras, a validação da identidade, auto-estima, aprovação por parte do próximo, uma imagem positiva de si próprio. No céu, o astro rei brilha. Num tema astral, um Sol funcionante também quer brilhar, gosta que lhe prestem homenagem, que o reconheçam a suas qualidades, demonstra confiança, orgulho, irradia calor, comporta-se honradamente. 


Quando o Sol, isto é, o centro da personalidade, o diálogo com ego, não está a funcionar bem, aparece o egocentrismo que pode ir até ao narcisismo extremo, a vaidade e a presunção. É a rã da fábula de La Fontaine que incha para parecer maior do que o boi, é o homem vaidoso do astróide B-362 de “O Pequeno Príncipe” que só quer ser admirado.


Do outro lado do continuum de emoções solares/leoninas  e, possivelmente como causa do narcisismo, estão os sentimentos de falta de confiança, do falso orgulho e da vergonha.   É da desvalorização da identidade que nasce a vergonha tão nociva à expressão positiva do Sol, à felicidade, à alegria, à criatividade.

Nem toda a vergonha é negativa e estéril. A vergonha que não altera a identidade e funciona como mecanismo de inibição para comportamentos prejudiciais é positiva. Por exemplo, os esquimós usam a vergonha para ensinar os perigos do gelo às crianças. Lembrei-me deste exemplo porque ontem vi um filme sobre o Árctico.

A vergonha é por vezes confundida com sentimentos de culpa. O mesmo acontecimento pode dar origem a sentimentos de vergonha e culpa, mas a culpa refere-se a uma acção nossa que prejudicou terceiros. Desculpas, arrependimento, reparação do dano, expiação encarregam-se de minimizar a culpa. A vergonha move-se insidiosamente dentro de nós, tem origem na auto imagem e nos julgamentos que fazemos sobre nós próprios.

O signo em que se encontra o Sol dá indicações sobre o objecto da vergonha. Como Gémeos quer informação, a sua vergonha prende-se com a ignorância. No caso de Virgem, que ser útil e resolver problemas, a vergonha máxima prende-se com a incompetência. O Capricórnio quer sucesso, assumir uma posição de comando, tem medo de perder a autoridade e vergonha de falhar.


A vergonha é um sentimento muito mais escondido, muito mais enraizado do que a culpa e, consequentemente muito mais difícil de limpar.



Escorpião e o seu planeta regente Plutão são também as purgas do zodíaco. Com Saturno em Escorpião desde Outubro de 2012, em conversa animada (recepção mútua em linguagem astrológica) com Plutão e agora com esta dose reforçada – Sol, Vénus e Lua - meus amigos, aproveitam a Lua Nova e o eclipse para purgar do vosso sistema todos os sentimentos nocivos - vergonha inclusive.

Luiza Azancot

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue