26 outubro 2014

XXX Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas.

Palavra da Salvação

***

A simplicidade da mensagem cristã

“Mestre qual é o maior mandamento da Lei?”Jesus corria o risco de ficar mal visto, qualquer que fosse a resposta que desse.  O mais difícil do mundo talvez seja ser simples. Em Jesus é tudo tão simples, porque tudo é tão divino, absolutamente divino –, responde com duas citações do Antigo Testamento. A primeira é esta: “Amarás o Senhor teu Deus com o todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito”. Há aqui um apelo à totalidade do amor! Coração, alma, espírito…o que Jesus quer dizer é que o amor a Deus tem de ser um amor absoluto. A relação com Deus não pode ser assumida como algo ocasional, como um compromisso que é possível adiar ou anular.
“O segundo, porém, é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Jesus diz que este segundo mandamento é semelhante ao primeiro mandamento do Amor a Deus. Porque, obviamente, atrás de cada criatura, atrás de cada pessoa está Deus, seu criador permanente; por isso, não pode haver amor ao criador sem haver amor às criaturas. A nossa religião, como cristãos, há de ser esta relação de amor total a Deus, que passa necessariamente pela relação com outros que são as criaturas e onde Deus nos espera também.


D. Manuel Clemente (2013), O Evangelho e a vida. Conversas na rádio no Dia do Senhor. Cascais: Lucerna, 282-283.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue