21 setembro 2018

Duas Últimas com cheiro de revivalismo

Hesitei se poria este post, escrito pelo MTS há um bom par de anos, neste estabelecimento. Quem chega aqui pela primeira vez, ou seja visita relativamente recente, talvez não saiba que Amália era recepcionista numa casa menos bem afamada, chamada Lanterna Vermelha, e que é dona de uma perna manca. Dra Clara é a dona e Esperanza uma das raparigas que por ali prestam serviço. Mas há alturas de nostalgia: visitei o blog Milhas Náuticas onde escreve um cavalheiro de quem sou amigo. Laurus Nobilis, de seu pseudónimo, esteve recentemente com a família (de um dos elementos da qual também sou amigo há muitos anos) em África e tirou fotografias que me remetem para o Zimbabwe. Há algumas semanas, uma colega de blog deste cavalheiro escreveu sobre Victoria Falls, onde estive há dez anos. Hoje, mais coisa menos coisa, mas também há dez anos, estava pela Beira (Moçambique) e conhecia realidades que vieram a ser importantes para mim. Por último, last but not the least, tango é sempre tango - e este é um dos mais bonitos que foram compostos.

JdB



-----

Diário de Amália, dia da morte de Carlos Gardel

A entrada do cliente foi antecipada por um aroma forte e quente, talvez sândalo. Alguns instantes depois chegou o portador daquele perfume. Aproximou-se do balcão, cumprimentou-me educadamente e estendeu-me um cartão-de-visita onde um itálico de estilo duvidoso identificava o cavalheiro:

Adalberto Barbosa. Tricampeão regional de danças de salão. Estabelecimento próprio. Aulas por marcação, faço domicílios.

O Sr. Barbosa é um homem de estatura média, magro, com um bigode fininho aparado sem erros, e um cabelo liso, cinzento e penteado para trás, composto por um fixador que lhe dá um ligeiríssimo brilho. Quando se aprochegou de mim, pressuroso, assomaram-lhe à boca as palavras com que enceta, provavelmente, a sua aproximação comercial.

- Talvez a menina esteja interessada. MilongasQuickstep?

Olhando para a minha perna, percebeu que os requisitos para se ser boa dançarina não se cumpririam com a eficácia desejada. Compôs uma madeixa que julgou vaguíssimamente desarrumada e corrigiu:

- Eventualmente uma valsa inglesa…

A Dra. Clara veio à porta do escritório e, com aquela perspicácia sempre surpreendente, não hesitou na indicação:

- Amália: chame a Esperanza, se faz favor.

Esperanza Morales é uma argentina de Pipinas, junto ao Rio de la Plata. Integrou durante alguns anos um clube nocturno em Buenos Aires, uma cave escura inundada do som erótico do bandonéon, de fotografias de Gardel e de fumo de cigarro. Veio para Portugal atrás de um industrial nortenho que a seduziu com promessas de uma casa de praia na Póvoa do Varzim, um negócio emergente no ramo têxtil - e um Ferrari arrumado numa vivenda do Vale do Ave.

Percebeu o logro ao fim de poucos meses, e foi contratada pela Dra. Clara que soube desta rapariga através de uma rede de contactos fortes, seguros e eficazes, uma espécie de olheiros futebolísticos em versão contratação feminina. Esperanza tinha duas lágrimas fortes que lhe escorriam pela cara e uma figura esguia, insinuante e arruivada, além de uma fotografia do seu clube nocturno, debruada a branco e azul-celeste, com uma inscrição saudosa: Mi Buenos Aires Querido…

Esperanza Morales e Adalberto Barbosa dirigiram-se para o quarto, deixando para trás o aroma forte do sândalo e do fixador à base de óleo de castor. Com a porta fechada, o professor de música revela uma dimensão pragmática e optimizadora do dinheiro dispendido. Tem uma hora, como quem ensina o foxtrot a uma iniciada entre as seis e as sete da tarde. Reduz a luz do quarto até ao nível da escuridão lasciva e acende um cigarro, que deixa a consumir lentamente num cinzeiro, enquanto o fumo sobe num bailado voluptuoso.

Esperanza e Adalberto estão nus, integralmente nus, quando das colunas de som se começa a ouvir a voz inconfundível de Carlos Gardel

Acaricia mi ensueño
el suave murmullo
de tu suspirar.
Cómo ríe la vida
si tus ojos negros
me quieren mirar.

Na Fábrica das Ilusões dança-se o tango – dolente, erotizante, lascivo, sem as roupas que tolhem os movimentos e impedem o contacto da pele. Dois corpos desnudos envolvidos no silêncio de quem tem uma ideia superior da dança de salão. Um quarto, uma voz imorredoura, passos estudados e executados com a precisão de quem respira em uníssono.

Quando Gardel, o imortal, canta a estrofe

El día que me quieras
la rosa que engalana
se vestirá de fiesta
con su mejor color

Esperanza deita lágrimas nostálgicas que lhe escorrem pelo peito pequeno e trigueiro; Adalberto Barbosa, o professor que foi tricampeão e faz domicílios, beija-o, como quem oscula uma rosa sem espinhos. Deitam-se depois na cama, onde se amam com um sincronismo intuído, quais parceiros com décadas de pista num rodopiar perfeito. Têm no coração os recuerdos de Pipinas, Buenos Aires, clubes nocturnos, taças que se erguem na vitória de mais um campeonato regional.

- O que é para ti o tango, Esperanza?

- El tango, Adalberto de mi corazón, es un pensamiento triste que se baila.

O mestre da valsa, do jive, da rumba, acende um cigarro e retém uma emoção. A definição que já conhecia, dita por aquela operária espojada numa nudez vertiginosa e sul-americana, ganha foros comoventes. Ao seu lado, Esperanza sonha com Abasto, o bairro onde morou Gardel, e suspira a lonjura. Sentado na cama, o professor solta uma baforada de fumo e cantarola num dueto impossível com o grande mestre do tango:

El día que me quieras
no habrá más que armonía

Quando passa por mim na recepção oferece um sorriso amável, sincero, aberto sem cerimónia por debaixo de um bigode fininho e aparado sem erros.

- Eventualmente uma valsa inglesa, menina Amália…

Cumpriu-se mais um dia.

MTS

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Efectivamente, tango é sempre tango... Nunca tinha ouvido a definição de Esperanza "...pensamiento triste que se baila..."; é mesmo isto! Sabe JdB, isto de África é complicado. Voltamos e começamos logo a investigar as hipóteses de tornar a ir... Podemos sair de África, mas ela nunca sai de nós, é a mais pura das verdades. E foram só três semanas... Em relação à sua amiga que por lá nasceu, é comovente ver como, ao fim de 1 hora após a chegada, tudo era normal, tudo fazia sentido... e já tinham passado 43 anos desde que saiu, sem nunca ter lá voltado... Para já, restam as emoções, as vivências e, claro, as fotografias, que acabam por ajudar numa uma espécie de terapia. A propósito de tango... a Patagónia, não sendo África...

Laurus nobilis disse...

Obrigado pela referência ao Milhas Náuticas!

JdB disse...

Tango: a definição não é da Esperanza, ela ouviu-a de alguém...
África: percebo muito bem, convivo de perto com uma realidade semelhante. E nem de mim sai, que estive lá 2 meses há dez anos.
Patagónia: está agendado... Talvez 2020, ano em que irei ao Chile em serviço. Se Deus me der saúde e competência, claro.

Acerca de mim

Arquivo do blogue