17 abril 2019

Da frugalidade

Primeiro pensamento: contam-me que a mãe de Bertrand Russell (3.º Conde Russell, Inglaterra, 1872 - 1970) uma senhora da aristocracia inglesa, só se permitia sentar-se numa cadeira com braços a partir das 19.00h, quando o dia de trabalho (talvez não o dela, sei lá eu...) estava terminado.

***

Segundo pensamento: conta-me um professor que, quando era novo (é de 1952) chegou a casa da avó e disse-lhe que tinha visto uma mesa que ficava bem na sala. A avó, num misto de espanto e indignação, perguntou-lhe: mas não está lá uma mesa? Para que havia eu de querer outra? 

***

O que liga uma história e outra? Uma certa ideia de frugalidade, uma expressão que está tão na moda como bote e milorde. Num caso uma certa frugalidade de comportamento, noutro caso uma certa frugalidade aquisitiva. A segunda história espanta as gerações mais novas (e até uma parte significativa da minha) porque as coisas em geral deixaram de ter uma valência utilitária, para passar a ter uma valência estética. Não se compra porque é preciso, compra-se porque fica bem. Nesse sentido, os armazéns são negócios de tempos ricos, não de tempos frugais. Armazena-se porque sim, não porque faça falta.  A frugalidade, expressão a usar-se, é aplicável à alimentação: não por uma questão de pudor do excesso, mas por uma opção estética. As pessoas não se querem gordas porque não é bonito, não porque não faz sentido o excesso. A frugalidade é um iogurte cheio de coisas que fazem bem, não um modelo de vida.

Olho para o texto acima e noto uma certa frugalidade, talvez ao nível da criatividade, discernimento, inteligência. Estou frugal...

JdB

1 comentário:

ACC disse...

Este seu pensamento fez-me lembrar na interpretação da gula e da luxúria. São dois pecados capitais que se podem associar com o conceito de abundância.Porém, abundância pode ser um sentimento elevado, tão elevado como os que praticam a serenidade, a plenitude, a conexão com o mundo e com os outros.
Enfim isto tudo para dizer que a frugalidade pode ser confundida com avareza e a abundância com o excesso. No entanto, se formos justos um iogurte cheio de coisas boas, acompanhado com salada de frutas em vez de 3 torradas de pão saloio a boiar em manteiga, pode ser uma filosofia de vida não uma frugalidade. Vive-se na abundância utilitária da procura do equilíbrio entre o corpo são/mente sã e a frugalidade de uma (des)estética absolutamente desnecessária.
Obrigada por fazer pensar em improváveis.

Acerca de mim

Arquivo do blogue