17 outubro 2010

Domingo …….. Se Fores à Missa !

O evangelho de hoje fala-nos de esperança, de não desanimar, fala-nos da importância da oração. Quando li esta passagem, a tendência imediata foi a de (des)identificar-me com aquele juiz; homem austero, prepotente, desrespeitador e que, pelos vistos, não sentia qualquer tipo de compaixão pela pobre viúva. Graças a Deus não sou assim, pensei ! Adiante, este evangelho não é para mim. Outros que o oiçam e encaixem a carapuça. Mas, depois, numa análise mais atenta (é no que dá, quando aceitamos comentar evangelhos em blogues de amigos J ) e de uma forma totalmente natural e crescente foi surgindo na minha mente a importância da personagem da viúva. E percebi que a mensagem principal deste evangelho reside na atitude da viúva e não no juiz. Ora não se esqueçam que uma viúva, naqueles tempos, não valia nada. Pertencia à mais baixa das classes. E um juiz era alguém de muita importância. Além disso era um juiz que não tinha medo de nada nem de ninguém; e mesmo assim, o que fez a viúva ? Uma e outra e outra vez, sem desanimar, ia à presença do juiz e pedia-lhe justiça. Aquela mulher foi muito corajosa, demonstrou uma fé enorme e no final teve a sua recompensa.

O evangelista vai mais além e, por outras palavras, diz-nos o seguinte: se até um juiz mal encarado atende as preces duma viúva, quanto mais Deus não há-de ouvir as nossas ! A mensagem é clara: não desanimemos, não percamos a fé mesmo se acharmos que não estamos a ser ouvidos. Cristo pede-nos que oremos sem cessar e sem desanimar.

Na minha vida do dia a dia, nos meus ambientes, nos meus grupos de oração, tenho sentido muito em concreto o poder da oração. Não há dúvida de que somos ouvidos. E não tenho dúvidas de que somos atendidos. Podemos não o ser no tempo e na forma que esperávamos; mas, mais cedo ou mais tarde, acabamos por ver a resposta. Paciência é a palavra de ordem de hoje.

Domingo, Se Fores à Missa ……… Não Desanimes !

Maf


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?».

Palavra da salvação.

4 comentários:

Ana LA disse...

Bom dia Maf.
Paciência e persistência, porque são muitas as vezes que batemos ás portas do juiz empedernido.
Thanks

Anónimo disse...

Belíssimo comentário, maf. Obrigada. pcp

Maria Lúcia disse...

Precisamos de muita paciência em nossa vida e, sobretudo, muita fé.
Abraços.

Maf disse...

Obrigada pelos v/ comentários. É isso aí ! (como dizem os nossos irmão brasileiros). Paciência e persistência.
Tenham uma boa semana e sejam felizes.
Maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue