31 outubro 2010

Domingo …… Se Fores à Missa !

O Evangelho de hoje “bateu-me” forte. Jesus, naquele tempo, não fazia distinção entre as pessoas. A Ele não lhe interessava se se tratava de um publicano ou fariseu, se escriba ou judeu, se prostituta ou viúva, se leproso ou mendigo. Qualquer um era acolhido no seu coração, como o seria um dos apóstolos ou um dos seus amigos. Essa capacidade de aceitar e acolher o outro tal como é, é um dom. É um dom que vem de Deus, e que nós devemos praticar e desenvolver. Vivemos numa sociedade em que tudo é comparável, tudo é aferido pelo que temos ou não temos; pelo que somos ou não somos; pelo nosso bom nome; pela cor da nossa pele; pela classe social a que pertencemos, pela forma como falamos ou nos vestimos. Naquele tempo, certamente, assim o era, também. E Jesus veio cortar com essas amarras todas. Ele media as pessoas pela sua fé, pela sua força interior e não pelo exterior. Olhei para mim própria ao ler este Evangelho e realizo que estou sempre a fazer distinções entre as pessoas ( disse, no início do post, que este Evangelho me bateu forte); com que facilidade catalogo e classifico as pessoas com quem me cruzo nos diversos ambientes, em GCN e GDN (Gente Como Nós e Gente Diferente de Nós); com que leviandade decido que não quero perder tempo com esta ou aquela pessoa GDN, sem sequer abrir o meu coração? E, afinal, quem sou eu para decidir quem é GCN e GDN? E quais os critérios que utilizo? São os critérios do coração, os critérios do amor, da partilha e do acolhimento ou serão os critérios da sociedade, os critérios estúpidos e mesquinhos das classes sociais em que teimamos nos diferenciar? Porque diz moça e usa meia branca é GDN …. Porque faz férias na neve ou tem casa na Quinta da Marinha é GCN ! O exponente máximo é quando, orgulhosamente dizemos: “Sabes que a minha filha vai casar? E, graças a Deus, é com um rapaz GCN” Como se Deus tivesse alguma coisa a ver com GCN’s e GDN’s. Deus, através do seu filho Jesus, veio dizer-nos exactamente o contrário. Não olhes com os olhos, mas sim com o coração. Não julgues com a mente, mas sim com o amor do teu coração. Não deixes que as aparências te iludam, nem queiras iludir pela aparência. O Cristo que está em ti é o mesmo Cristo que está no outro.

Domingo Se Fores à Missa ………….. Olha com Coração !

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido».

Palavra da salvação.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue