13 outubro 2010

Moleskine (II)

Imprevisibilidades do destino permitiram que visse, em directo (eram 4 da manhã, pouco mais ou menos), o resgate do primeiro mineiro - Florencio Avalos, se a memória não me engana. Chegou bem, depois de uma viagem de 10 ou 15 minutos, barbeado e feliz, abraçado por muita gente. Comovi-me, como não podia deixar de ser, angustiei-me com o aperto daquela cápsula - Fénix - a subir 700 metros.

Do que ouvi, retenho duas ideias. A da mulher de um mineiro, afirmando que a mina tinha finalmente parido. A de um dos mineiros que disse mais ou menos isto: lá em baixo viveu-se uma guerra entre Deus e o diabo; Deus venceu.

Num tom mais ligeiro, fica o video de Spanish Train, de Chris de Burgh, música que fez as minhas delícias de adolescente. Vale a pena atentar na letra, porque o mineiro sabe do que fala...




JdB

3 comentários:

Ana LA disse...

Meu caro JdB,
só aqui é que encontramos alguém que diz que se comoveu com a saída dos mineiros.
Sei que não foi pela noitada que a imprevisibilidade do destino o obrigou a fazer, tenho a certeza que foi apenas pela sensibilidade que V.Exa é portador.
Thanks

Anónimo disse...

Como a Ana LA, também acho comovente a forma como tem seguido o pesadelo dos mineiros chilenos. Pessoalmente, não consigo imaginar pesadelo maior! Apesar de tudo, e apesar de me regozijar também com a sorte deles, não deixo de pensar nos milhares de tragédias por esse mundo fora e nos infelizes que não conseguiram sobreviver a desastres iguais e/ou semelhantes. Como percebo o mineiro que abraçou a mulher e de seguida se ajoelhou... obrigada. pcp

Philip disse...

Very appropriate to reflect on the Chilean miners. I syaed up nearly all night to watch the drama unfold. Incredible how small the Phoenix "torpedo" is, imagine getting stuck halfway. Thank God (and not the Devil) that everything turned out well. A great comment from the second miner about God/Devil, and a great song choice - the Devil may have the best tunes, but not the ultimate victory. Thx, PO

Acerca de mim

Arquivo do blogue