03 julho 2013

Diário de uma astróloga – [55] – 3 de Julho de 2013


A sabedoria de viver o presente

Gosto de fazer listas. Por altura do meu aniversário fiz mais uma – Os dias top da minha vida:

a melhor passagem de ano (Rincon, Porto Rico 2001) o melhor dia de praia (Meco, Verão 1983), o melhor dia de anos (Santorini, 2000), etc. Também tenho uma bucket list, isto é, uma lista das coisas que ainda gostaria de fazer antes de kick the bucket = morrer.

A primeira lista refere-se ao passado e a segunda ao futuro. Uma lista é saudosista e a outra talvez represente uma ansiedade de não chegar lá, do medo da morte?

E o presente? 

Nessa altura lembrei-me uma resposta que o Dalai Lama deu à jornalista social americana Barbara Walters. No final de uma entrevista ela perguntou-lhe qual tinha sido o momento mais feliz da sua vida. E ele fez uma pequena pausa, olhou-a com um ar um pouco surpreendido e com um enorme sorriso respondeu: “Hoje, mais precisamente este momento.” A sua capacidade de viver o presente sem olhar para o passado e sem medo do futuro impressionou-me!



Em astrologia, quando falamos de tempo olhamos para Saturno que, na mitologia grega, se chamava Cronos. Esse vocábulo chega até nós em palavras ligadas à passagem do tempo: cronómetro, cronologia, crónica.

Saturno não representa só tempo, mas também limites, e o tempo é uma realidade limitadora. Não só não somos eternos mas, quantas vezes, desejámos que o dia tivesse mais de 24 horas. Saturno é também o símbolo da disciplina e, com outros processos saturninos – responsabilidade, estrutura - tem o potencial de nos conduzir a ser uma autoridade, um mestre. Tem um lado sombra, o medo, o medo de não conseguir, o medo de falhar.

O Dalai Lama tem o planeta Saturno no signo de Peixes. O planeta dos limites no signo que representa a ausência de limites, a dissolução de estruturas, o oceano, a imensidão. Para a maior parte das pessoas esta configuração traduzia-se numa incapacidade em impor-se limites, uma dificuldade em gerir o seu tempo e em chegar a horas. Mas no caso de Sua Santidade a leitura é outra: através de uma disciplina (Saturno) espiritual e de meditação (Peixes) que  se tornou  mestre (Saturno) em eliminar divisões do tempo (Peixes) e viver o presente. Há com certeza outras razoes astrológicas para explicar a sua imensa sabedoria, mas este post não se destina ser uma interpretação do seu tema natal. É uma forma de o homenagear, pois faz 77 anos dentro de 3 dias. Vai ter, com certeza, um dia muito feliz.

Eu tenho Saturno em Virgem, signo oposto a Peixes. Virgem gosta de organizar, de ser eficiente, de ser pontual. De estabelecer, principio, meio e fim. Não se dá nada bem com a imensidão do tempo, com a noção do sem limites. Daí eu gostar tanto de fazer listas e de ter tanta dificuldade em meditar.

Não posso aspirar à sabedoria do Dalai Lama, mas posso reflectir sobre o assunto e tentar viver mais o presente, conquistar os medos (Saturno) através do serviço ao próximo (Virgem). As estradas do caminho da sabedoria são muitas.

Como sou gordinha, e gosto de mel, talvez possa aspirar à sabedoria do ursinho Pooh.

Em que dia estamos?
Hoje – grunhiu Piglet 
O meu dia favorito – disse Pooh


(A.A. Milne)



Luiza Azancot


1 comentário:

ACC disse...

No outro dia, confesso que já não me lembro a que propósito, comentei uma observação tua sobre o viver e captar os momentos. Tenho pena de continuar a desprezar o presente só e apenas por causa do futuro. Lá vai mais um relambório crítico à educação que tivemos;
"Nunca te esqueças que tudo o que fizeres hoje, terá os seus efeitos no futuro"
Boa semana minha querida amiga

Acerca de mim

Arquivo do blogue