16 julho 2013

Duas Últimas


Pernambuco é um estado do nordeste brasileiro que tem conhecido grande desenvolvimento nos últimos anos, com enormes investimentos há pouco terminados e sobretudo em curso, públicos e privados, que têm puxado sobremaneira pelo crescimento do estado, diminuindo a endémica pobreza e encurtando distâncias para os estados do Sul. Em Recife, a capital, dizem com orgulho que dantes eram os locais que migravam para S. Paulo ou Rio em busca de melhores vidas (caso de Lula da Silva), mas que agora se assiste ao movimento contrário, com cariocas e paulistas a demandar esta região.

A presença de portugueses de 1ª e 2ª gerações é ali bem visível, o que tem pelo menos a vantagem de permitir ao patrício visitante uma integração rápida e fácil, em termos pessoais e profissionais. Outra vantagem é a distância, longínqua pois o Atlântico lá está de permeio, mas ainda assim aceitável em termos de horas transoceânicas de avião.

Por essas razões principais, é um estado que vale a pena conhecer melhor sob vários prismas, e esse é um propósito que espero não falhar!

Um pouco mais a Norte, distando uns 200 kms do Recife, o que no Brasil é ali ao lado, fica João Pessoa, capital do estado de Paraíba, onde um amigo meu tem uma casa de férias. Nunca lá estive, mas ele sempre me fala de um músico – o Jurandir do Sax – que todos os dias ao por do sol toca o seu saxofone na praia do Jacaré, em pé dentro de um pequeno bote, perto do local onde o rio Paraíba encontra o mar num cenário de grande beleza. A sua música de eleição e altamente predominante é o Bolero de Ravel.

O meu amigo assegura-me que o espectáculo é sempre presenciado por muita gente, enquanto se petisca e bebe nos bares e esplanadas à beira do rio, e que é magnifico. Os diversos vídeos que ouvi sobre o tema não são grande coisa, mas não tenho dúvidas que ao vivo “ a música será outra”, quanto mais não seja pelo pitoresco da coisa. Se andarem por essas paragens, talvez o possam confirmar.

Espero que gostem (inclusive o dono do estabelecimento, apesar de pouco dado a saxofones!).

fq

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue