19 julho 2013

Um blogue? Tu?

Fotografia de JMAC

Todos os anos é isto, com excepção do primeiro, claro: ponho-me a divagar, entregue a ninharias que finjo serem coisas importantes, e esqueço-me do dia 16 de Julho de 2008, data em que este modesto estabelecimento viu a luz do dia, qual nascituro de indiferença dada e recebida. O Adeus até ao meu regresso cumpre cinco anos de existência, tendo aberto ao público com um frontispício que não é este, porque há as tendências, os desejos dóceis (ou doces?) de terceiros, e trailailai por aí a fora. 

O que escrever do que foi este tempo, para além do agradecimento a todos os que por aqui passaram e passam, na condição de leitores ou colaboradores? Pois não sei... Vou ouvindo coisas díspares que me apoquentam o sossego mental de que me sinto merecedor. Dizem-me para fechar o estabelecimento; pedem-me que não o faça; sugerem-me que o substitua por outro, menos datado e com outro título; por fim, há quem ria e indague porque não deixo ficar tudo como estou, se a clientela que por aqui pára se conta em pouco mais de centena e meia de pessoas entre o sol nascer e o sol se pôr? Até há, para que a cereja enfeite bem o bolo, os que me intimam para programas em dias certos e impactantes de meses que vêm longínquos, com hora e local onde se lavre a sentença de encerramento deste estabelecimento, que é tempo do proprietário mudar de ramo.

Fecho ou não fecho? Decido com base no coração, na mente, no andolitácaradamendoá? Há cinco anos, quando surgiu, o blogue cumpria uma missão principal - a de relatar a minha estadia no Zimbabwe, para onde partira para um degredo de dois meses. Haveria seguramente outros motivos que se esbatem hoje contra uma parede cujos graffitti tiveram o seu tempo. O que é o blogue hoje? Será tudo isto: um prazer, uma teimosia, um banco de experiências, uma vaidade, um espaço onde alguns, por gosto e vontade próprias, encontram uma mesa e uma folha de papel... 

Tenho pouco mais de três meses para decidir o que faço do estabelecimento. Há um jantar aprazado, em local de excelência e companhia que não dispenso, e até lá tenho de organizar as ideias. Talvez feche os olhos e cante, fingindo que há a opção de tudo passar e alguém decidir por mim.

JdB


6 comentários:

Anónimo disse...

Como (em) tantas outras coisas, a metafórica mão fará o seu caminho. E, de forma natural e certeira, alguma coisa acontecerá.

Não devemos ter medo de lembrar aquela velha verdade (ainda que não exactamente universal): o fim das coisas representa, quase sempre, uma possibilidade de princípio.

Todos gostamos de passar por aqui. Mas todos gostamos mais do que está por trás do blogue - o seu autor. Que se pode expressar de múltiplas e variadas maneiras.

Dito isto, parabéns. 5 anos são 5 anos são 5 anos.

Pela minha parte, o devido obrigado.

Um abraço.


gi.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do gi. Agradecendo também, e uma vez mais, o espaço e apoio que me deu ao longo de cerca de ano e meio para eu postar as minhas "tonterias". Bem como a sua abertura para a introdução de dois colaboradores desconhecidos, que ainda se mantêm, e que lhe surgiram pela "minha" mão. Por eles, o meu muito obrigada! E o que for será ... just let it flow. Bjs e boas férias. pcp

ACC disse...

A uma leitora errática e pouco fiel não se deve dar muito crédito,

mas se acabar ficarei com pena,
se mudar de rumo ficarei com esperança,
se criar um espaço onde o possamos ler com regularidade e onde os seus eleitos possam espraiar os pensamentos e rebater acasos, ficarei feliz,
porque deliciar-me-ei, com toda a certeza, em momentos de erudição deliciosamente despretensiosa.
Volte sempre

Anónimo disse...

"Reza-te a sina nas linhas traçadas na palma da mão."

deixai o vento voar.

deixai o mar navegar

Anónimo disse...

Nesta hora de decisões dificeis, realço a qualidade e inspiração dos comentaristas precedentes!
Abr
fq

Maf disse...

Fechar ou não fechar..... eis a questão. Á laia de resposta, faço copy/paste de um dos parágrafos do meu último post: "Foi um privilégio poder ter participado neste Blogue específico. Já tenho espreitado outros, mas nunca encontrei nenhum onde a espiritualidade, a amizade e a sabedoria andassem, assim, de mãos dadas. Espero que se mantenha on-line por muito mais tempo e que muitos outros bloguistas tenham a sorte de passar por aqui."
Enquanto lhe der gozo, JdB, mantenha-o aberto ..... mas só enquanto lhe der gozo :-)
Bj.
Maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue