09 julho 2013

Duas últimas

No final da pós-graduação, numa das últimas aulas dadas pelo Gonçalo M Tavares, foi-nos sugerido que trouxéssemos um objecto. Poderia ser algo de que quiséssemos falar, que nos  dissesse alguma coisa, etc.

Curiosamente, ou talvez não, a generalidade dos alunos trouxe um objecto qualquer ao qual associou uma pessoa, um tempo da vida, uma emoção. Poucos - muito poucos - trouxeram o objecto em si. E desses, se não estou em erro, a esmagadora parte era gente já com alguma idade, isto é, com mais de 50 anos. Uma pessoa trouxe um livro específico, outra um porta-chaves igualmente específico, outra alguma coisa de que não me lembro.

Será que isto nos diz alguma coisa? As gerações mais novas têm menos apego/ligação aos objectos? Privilegiam as sensações que os objectos lhes trazem, mais do que uma qualquer atracção pelo artigo em si? Não faço ideia. A dimensão da amostra não é muito representativa, e talvez os alunos se tivessem esquecido e aproveitassem um estratagema para não ficarem mal. 

Numa visão muito radical - e de improvável sagacidade - seria um pouco como se duas pessoas de gerações diferentes proferissem estas palavras na aula, empunhando um mesmo objecto:

- trouxe este relógio, que me foi dado por...
- trouxe este relógio, que me lembra... 

Deixo-vos com Chet Baker, numa toada convidativa à pergunta interior: o que levaria eu para a aula do Gonçalo M Tavares?

JdB
  


2 comentários:

Anónimo disse...

"Objets inanimés, avez-vous donc une âme qui s'attache à notre âme et la force d'aimer ?"

Alphonse de Lamartine

arit netoj disse...

Levava um album de fotografias, ou talvez uns óculos, aqueles do coração...
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue