11 fevereiro 2015

As escolhas de gi


Um dos livros mais importantes na obra de um dos mais consistentes poetas dos "quarenta". Misturando influências clássicas e as modernas circunstâncias, JMS consegue, espécie de alquimista, nunca se tornar hermético, nem vulgar, mas sempre próximo de quem o lê, como se ao ouvido de cada um de nós se dirigisse. "Ulisses Já Não Mora Aqui" é um livro maravilhoso para quem não confunda o conceito de maravilha com o conceito de alegria. Esgotado, há anos, ei-lo, uma década depois, resistindo ao tempo como só as coisas boas conseguem. 

gi.

***   



Queixas de um utente

Pago os meus impostos, separo
o lixo, já. não vejo televisão
há. cinco meses, todos os dias
rezo pelo menos duas horas
com um livro nos joelhos,
nunca falho uma visita à família,
utilizo sempre os transportes
públicos, raramente me esqueço
de deixar água fresca no prato
do gato, tento ser correcto
com os meus vizinhos e não cuspo
na sombra dos outros. 

Já não me lembro se o médico
me disse ser esta receita a indicada
para salvar o mundo ou apenas
ser feliz. Seja como for,
não estou a ver resultado nenhum.   

(José Manuel Silva, in Ulisses já não mora aqui & etc)


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue