24 novembro 2014

Dos diversos

Istambul, Junho 2014

No romance homónimo de Jane Austen, Emma falha os vários prognósticos amorosos de gente que anda de volta dela. John Cage compôs uma obra experimental, a que chamou 4'33", que se resumia a ausência de som. Todo o teatro tem os seus momentos de pausa.

Emma só fala verdade quando está calada, porque ao falar desacerta nas suas certezas sobre quem ama quem. John Cage não mostra o silêncio, mas o ruído ambiente. As pausas no teatro não se destinam a não ser nada, mas a ser outra coisa.

Talvez vivamos demasiado das coisas óbvias - arriscar-me-ia a dizer positivas - porque são essas que nos prendem mais os sentidos. E no entanto talvez a solução de muitos mistérios esteja na observação intensa e cuidada do que é o inverso da palavra, da música, da fala do actor. Talvez o segredo para muitos enigmas esteja no silêncio da emma que somos todos nós, na escuta do ruído ambiente, nas pausas com que contemplamos o nosso íntimo.

***

Há algumas semanas fui ver com amigos Os gatos não têm vertigens. No fim, naqueles cinco minutos de comentários finais (neste caso elogiosos) todos falaram da cena final, em que a protagonista (cujo nome não me lembro) morre e vai ao encontro do seu marido. A mim, que me falta talvez o silêncio, só me ocorreu que aquilo não representava a morte. Perante uma espécie de espanto e horror dos meus companheiros, não consegui verbalizar a minha teoria. A última cena não é a morte. É apenas a paz. É isso que eu vejo naquele final, e não serei preso por isso...

JdB


2 comentários:

Acc disse...

Também fui ver o filme. Gostei imenso e fui tocada pela "morte". Talvez a paz seja a visão dos que gostamos e o conforto que isso nos dá.
Os silêncios são linguagem e a ausência de fala não impede o discurso. Bem visto o seu apontamento.
Boa semana

Anónimo disse...

Olá JdB, fui ver o filme e gostei das múltiplas mensagens que o mesmo transmite ou que trduzimos do mesmo. Concordo com a sua leitura sobre o final bonito que tem a ver com a partida, com o regresso a casa.

Agradeço, todos os posts do seu estabelecimentos.

Acerca de mim

Arquivo do blogue