30 novembro 2014

I Domingo do Advento

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 13, 33-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!».

*** 

Acautelai-vos e vigiai!”

“Acautelai-vos e vigiai”. O que é que isto pode significar? O Advento caracteriza-se pela vigilância, por esta atitude espiritual de atenção.
Porque é que os cristãos, por volta do século IV, estabeleceram a comemoração do nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de Dezembro? Porque quiseram dar um sentido novo à festa que os pagãos celebravam por esta altura em honra do Sol vitorioso: eles tinham percebido que, a partir do solstício de Inverno, os dias que tinham diminuído continuamente recomeçavam a crescer, o que era sinal da vitória do Sol, da vitória da luz! Ora, para nós, cristãos, Jesus Cristo é o nosso Sol, a nossa Luz! Porque é através d’ Ele que a justiça e a misericórdia de Deus se cumprem no mundo. Mas é por isso também que somos chamados a viver em Advento, numa atitude de vigilância e expectativa constantes – e não só interiormente, mas também pela forma como estamos e agimos no mundo, promovendo dia a dia, em tudo e no encontro com todos, essa madrugada eterna que nos cabe anunciar!


D. Manuel Clemente (2014), O Evangelho e a Vida. Conversas na rádio no Dia do Senhor. Ano B. Lucerna: Cascais, 9-10

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue