07 julho 2011

Diário de uma astróloga - 6 de Julho de 2011

Reflexão sobre 21 de Junho - data do calendário e data astrológica

Com o calor que tem estado é difícil acreditar que o Verão só começou no dia 21 de Junho. Mas da forma como o nosso calendário define estacões, efectivamento no dia 21, dia em que o Sol no seu movimento aparente atinge a sua maior altura, o dia maior do ano para o hemisfério Norte, foi o Solstício de Verão.

Certas civilizações pagãs celebravam o poder do sol como energia criadora, acendendo fogueiras sobre as quais saltavam. São os festivais de “Midsummer”, nome mais aceitável meteorologicamente falando para esta época. Acreditavam que a altura a que os jovens conseguiam saltar seria a altura das suas colheitas. A pratica de saltar fogueiras chegou até nós nas festas dos santos populares.

A explicação é histórica: por questões de sobrevivência, as primeiros cristãos faziam coincidir as suas celebrações religiosas com as datas dos festivais já existentes. O nascimento de Cristo celebra-se perto do solstício de inverno e o nascimento de São João Baptista perto do solstício de verão.

Honrar o Sol no seu auge é também uma realidade global. Os chineses invocam a Deusa Li, deusa da Luz, do Verão e do Meio-Dia, os Escandinavos têm inúmeras festas aproveitando os dias maiores do ano, e os índios americanos fazem encontros de tribos com danças e cantos.

Em termos astrológicos, o solstício de Verão marca a data em que o sol entra no signo de Caranguejo. Parabéns a todos os que nasceram entre 21 de Junho e 22 de Julho. Quando dizemos “o meu signo é….” significa que esse é o signo solar. Todos nós temos um pouco de Caranguejo, sobretudo quem tem a lua ou o ascendente nesse signo.

Os temas ligados ao Caranguejo são origens, raízes, casa, família, tradições, relações pais e filhos, o amor incondicional da Mãe Arquetipal (ambos os sexos) e o alimento físico e emocional.

O Caranguejo é um signo de água muito sensível e receptivo ao que se passa à sua volta. As pessoas que têm uma boa dose de energia carangueja são intuitivas, umas verdadeiras esponjas a absorver as vibrações dos ambientes que os rodeiam. É sempre bom ter um amigo caranguejo, escutam os nossos problemas com empatia, trazem-nos uma canjinha quando estamos doentes e nunca nos abandonam.

Como vivem muito bem no mundo emocional são excelentes músicos, uns muito conhecidos como Schubert e Mahler mas, bem mais perto, tenho amigos que cantam, tocam guitarra, piano, flauta, partilhando, assim, a sua alma e a sua sensibilidade

Mas há dois Caranguejos que todos conhecemos e que representam o arquétipo no seu melhor:




Antoine de Saint Exupéry, nascido a 29 de Junho de 1900, autor de “O Pequeno Príncipe”. A frase mais memorável, e talvez a essência da história, é dita pela raposa " Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Ver com o coração é uma característica do Caranguejo, e esta frase só podia ter sido escrita por um deles.






Meryl Streep, nascida a 22 de Junho de 1949, a maior atriz da minha geração, já foi nomeada 16 vezes para Óscares, mas só ganhou dois, com “Kramer contra Kramer” e com a “A Escolha de Sofia”. Em ambos os filmes desempenhava o papel de uma mãe dilacerada. Será coincidência, sincronia ou mais uma forma em que a astrologia se manifesta no facto das melhores actuações da carangueja Meryl Streep serem relacionadas com a essência do arquétipo de Caranguejo?





Vou passar as férias com os meus netos. Será que o amor de avó também é incondicional?

Luiza Azancot

www.astrocape.com

1 comentário:

Ana LA disse...

Luiza continuo à espera da cidade de Lisboa e agora dos Gémeos.
Texto bem interessante e diferente do habitual.
Com avó de 4 netos posso dizer que o nosso amor também é incondicional. Boas férias.

Acerca de mim

Arquivo do blogue