02 novembro 2011

Ponto de Vírgula

O seu vivo desejo seria comer o famoso coelho guisado - mas, como era cedo para esse acepipe, decidiu-se, depois de pensar muito, por uma bela pratada de ovos com chouriço. Era uma coisa que não provava havia anos, e que lhe daria a sensação de estar na aldeia... Quando o patrão, com um ar importante e como fazendo um favor, pousou sobre a mesa sem toalha a enorme travessa com o petisco, Cruges esfregou as mãos, achando aquilo deliciosamente campestre.
- A gente em Lisboa estraga a saúde! - disse ele, puxando para o prato uma montanha de ovo e chouriço. - Tu não tomas nada?...
Carlos, para lhe fazer companhia, aceitou uma chávena de café.

in Os Maias, Eça de Queirós
 


Tortilha Portuguesa

Ingredientes:
- 8 ovos
- 2 batatas grandes cortadas em rodelas finas
- 2 cebolas grandes cortadas em meias-luas finas
. chouriço picado
- farinheira picada
- 1 dente de alho amassado
- Azeite
- Sal
- Pimenta

Preparação:
Numa frigideira média, despeje azeite suficiente para fritar as cebolas e as batatas. Deixe aquecer, frite as cebolas e o alho e retire-os. Depois, frite as batatas, escorra-as e tire o excesso de azeite da frigideira, deixando apenas um fio no fundo. À parte, bata os ovos, tempere-os com sal e pimenta, junte o chouriço, a farinheira as batatas e as cebolas já fritas e despeje esta mistura na frigideira. Deixe que os ovos endureçam completamente de um lado e, então, vire a tortilha e volte a colocá-la na frigideira para fritar do outro lado.

MFM 

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue