24 novembro 2011

Rei de Copas

(imagem tirada da net)

As dez coisas que mais me irritam em Lisboa (ordenadas aleatoriamente, passe o contra-senso...):

  1. A fauna que pulula pelo Chiado;
  2. Gente lenta, gorda e esteticamente preguiçosa a andar no meio dos passeios (sobretudo quando tenho pressa), como se fossem a linha da frente de uma qualquer manifestação;
  3. A prepotência dos polícias feios, porque se for uma senhora agente interessante não é mais do que o exercício assertivo da autoridade;
  4. As calçadas quando tenho compromissos, estou cansado ou tenho calor - ou tudo isto em conjunto;
  5. A sinalização (em particular a do túnel do Marquês) particularmente grave para quem não tem sentido de orientação e vem da província estorilense;
  6. Obras em permanência, como se fosse uma espécie de promessa ou sacrifício;
  7. A ideia de que as lojas dos chineses podem crescer, criando-se uma espécie de bairro grande timoneiro;
  8. O ruído das pessoas, dos carros, das buzinas, dos táxis; o trânsito caótico; a falta de civismo dos carros parados em segunda fila, que esperam o Rúben ou o Martim que vem do liceu, que não podem ir de autocarro mas que fumaram uma ganza e beijaram a Carlota ou a Vanessa como se não houvesse amanhã;  
  9. A vista para a margem sul; a obscenidade de beleza de quem vem da margem sul;
  10. O desaparecimento do Hotel Bragança, no princípio da Rua do Alecrim, que imaginei ser queirosiano (não era aquele...) mas que não era mais do que um potencial pardieiro. Faz parte do meu imaginário, o que querem...  

JdB

Nota: enviem-me as vossas listas para o meu email, que as publicarei seguramente.

4 comentários:

Ana CC disse...

Bom dia JdB
Acho divertido e vou mandar uma lista. Adorei a alusão aos gordos e ao caos provocado pelas mamãs dos Martins.

Anónimo disse...

Mais o A. Costa e os anteriores PC post 25/4. Todos deixaram Lx pior e todos são potenciais futuros PR!
Abr de portuense
fq

Anónimo disse...

Bom, essa de atacar os habitués do Chiado... caiu-me mal. Não só por ser, mas porque até acho dos poucos sítios de Lisboa onde tudo e todos têm lugar. Vêm a propósito, como em nenhum outro recanto da cidade. Atrevo-me mesmo a dizer q. é dos (senão o) sítios mais cosmopolitas da capital, pelas boas e até pelas más razões, se bem me faço entender. Bjs e obrig., em qq caso, pela partilha da lista, cheia de humor, MZ

aritnetoj disse...

Veja isto e faça as pazes com a fauna do Chiado:
http://www.youtube.com/watch?v=myrKJfMV5Rs&feature=player_embedded

Foi bom ler a sua lista porque me identifiquei bastante.
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue