18 agosto 2021

Vai um gin do Peter’s ?

O MELHOR  PT  DOS  J.O. NO JAPÃO E BÊNÇÃO MUSICAL

De 23 de Julho a 8 de Agosto, os ecrãs de televisão viraram-se para Tóquio, onde decorriam uns Jogos Olímpicos insólitos. Até a data exibida no logo oficial – 2020 – não condizia com a do calendário: 2021!  Os estádios gigantescos estiveram quase sem público e os atletas foram submetidos a mil protocolos de segurança, à conta do medo de contágio da covid19. Assim, a onda festiva típica dos Jogos Olímpicos ficou parcialmente submergida pela pressão asséptica destes tempos estranhos. 

Em contraponto ao colete de forças sanitário reinante, um velhinho japonês fez questão de transmitir uma mensagem positiva aos atletas, sobretudo aos que falhavam o ambicionadíssimo pódio. Num ápice, a sua mensagem foi postada nas redes sociais pelos próprios atletas, que transformaram o bondoso ancião na estrela mediática das bizarras Olimpíadas japonesas. Através da net, o seu gesto de esperança percorreu o mundo em velocidade recorde. 

Todas as manhãs, ao raiar do dia, aquele senhor plantava-se à entrada da aldeia olímpica com um cartaz fantástico, ali permanecendo por horas, para apanhar os vários turnos da movimentação matinal. A maior originalidade estava no foco da mensagem, que valorizava os proscritos do mundo da alta competição, normalmente votados ao fracasso e ao esquecimento.  Não seria fácil, os perdedores encontrarem melhor personal trainer para os apoiar no momento mais difícil da sua carreira: o ‘day after’ a falharem as medalhas. 

Enquanto isto, outra combinação improvável pôs um padre indiano de ascendência portuguesa e radicado na capital austríaca, a entoar «Blessing» numa interpretação tranquila e aconchegante da ária do grupo irlandês The Electrics’, lançada em 1997. A interpretação intensa daquele franciscano ganhou força de oração, reverberando pela abóboda imensa da Igreja de S. Francisco, em Viena:

Como explica o frade de apelido português – Sandesh Manuel, a intenção era mesmo abençoar todas as pessoas de boa vontade: «I think mankind needs something to hold on and spirituality offers that. Music makes it the easiest. We all as humans require blessing, blessing from our elders, well-wishers etc. Through this song I want to send blessings to one and all

É inesgotável a imaginação das pessoas bondosas, capazes de desencantar formas inventivas de chegar aos seus semelhantes, mesmo que em contraciclo. São verdadeiros pontos de luz no meio das trevas, para as amansar e tornar alegres. Gente assim convinha ser muito, muitíssimo contagiosa.  

Maria Zarco

(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue