23 abril 2024

De um desporto que proíbe a corrida

Ontem tomei conhecimento de um desporto de que nunca tinha ouvido falar - e sempre que acontece esta ideia do 'nunca tinha ouvido falar' cresce em mim a certeza de que a dimensão da minha ignorância enche várias bibliotecas de Alexandria.

(Surge-me um pensamento peregrino: o que sei é quase mensurável, porque sei identificar as minhas áreas - poucas - de especialidade; e o que não sei, consegue medir-se? Consegue identificar-se, é uma dimensão finita?)

Retomo o assunto: ontem, num evento na Rinchoa, falaram-me de um novo desporto: o walking football. Inventado, ao que parece por um cavalheiro inglês (cuja obesidade era notória) consiste em regras mito simples: 6 pessoas de cada lado (é um jogo misto), balizas mais pequenas que as de futebol de salão (parece que metade), sem guarda-redes. Dois pormenores fundamentais: a bola não pode ser levantada acima da cintura e, pasme-se, é proibido correr. O jogo é para maiores de 50 anos. Antes disso não há maturidade suficiente para se praticar um desporto onde a transpiração vem da lycra e da falta de arejamento, não do cansaço.  

O video que aqui partilho é fracote mas, mesmo assim, do melhor que encontrei. Penso que a falta de divulgação decorre do desejo de manter esta prática restrita a uma elite - a das pessoas que não vêem vantagem na corrida. Podia dizer que vou já a correr inscrever-me, mas tenho medo de não ser aceite caso se saiba que fui a correr...

JdB 

1 comentário:

Anónimo disse...

À minha medida!

Abr
fq

Acerca de mim

Arquivo do blogue