11 junho 2009

O poder do sonho

Ao pensar na palavra “sonhar”, logo me ocorre o popular provérbio: “querer é poder”. Meditando sobre ele, atrevo-me, na minha modesta opinião, a criticá-lo, ou melhor, a refazê-lo: “sonhar é poder”. Penso que esta seja uma forma elucidativa de provar o poder do sonho.

Sei que não estou perante uma tarefa fácil, face às inúmeras pessoas que vêem o sonho como algo infantil e datado apenas para o tempo em que somos crianças. No entanto, sirvo-me do meu carácter sonhador proveniente da vontade e do desejo de alcançar um objectivo.

É aqui que está o cerne da questão: de onde vem o sonho? Ele provém do nosso inconsciente como reacção ao desejo de realizar algo grandioso que sabemos, à partida, apresentar dificuldades.

Tratada a questão da sua origem, é importante salientar o seu impacto na nossa rotina. Considero que reside, aqui, o ponto mais atraente e sedutor no acto de sonhar. Já com as metas traçadas no inconsciente, todos os nossos actos vão em função do objectivo a atingir. Logo, cada momento é vivido na constante procura daquilo que nos fará sentir, na plenitude da felicidade, um sonho realizado.

Assim, e em jeito de conclusão, considero o sonho um estado de vida permanente.

MTM

4 comentários:

cris disse...

MTM,

Não é pelo sonho que vamos.....
já dizia o Poeta.

Sonhar é saudável, faz-nos bem.

Eu bem sonho com o euromilhões, mas....

Bons sonhos a todos. Sejam felizes a realizá-los.

maf disse...

Pelo sonho é que vamos .... acredito que o sonho está base daquilo que nos diferencia dos restantes animais. O sonho é o 'trigger' para irmos mais além. Sem sonhos não há grandes feitos.
MTM, gostei particularmente da ideia de o sonho ser um estado de vida permanente.

Anónimo disse...

Gostei de ler e gosto de sonhar.
Fez-me lembrar o poema "A Pedra Filosofal" de António Gedeão:

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

Um grande beijo de Bruxelas :-)

Anónimo disse...

Muitos parabens minha querida!
Esta espectacular!

Joana

Acerca de mim

Arquivo do blogue